A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Jardim Vitória III trouxe uma novidade em 2022: abriu as primeiras turminhas de ensino fundamental, vinculadas à Escola Municipal Jardim Vitória.
No fim de 2021, a Secretaria de Educação de Belo Horizonte decidiu implementar o Projeto “Apia – Um Olhar para a Infância” na Emei, porque havia salas de aula que não seriam usadas no ano subsequente. A Coordenadora do Projeto, Valéria Vitor, conta que o acesso à Emei é um dificultador para as famílias e que haveria algumas salas ociosas na escola em 2022: “como já tínhamos esses espaços, a SMED decidiu implementar o projeto piloto na Emei. Normalmente acontece o contrário: as escolas de Ensino Fundamental abrem turmas de Educação Infantil”.
Valéria explica que foram abertas três turmas de primeiro ano com as crianças que sairiam da Emei por conta da idade. “Os alunos têm em torno de 6 anos e, em maio, mais de 85% das crianças já estavam alfabetizadas”, explica a Coordenadora do Projeto. Ela conta que as crianças estão vinculadas à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Vitória, que também faz parte da Parceria, e que as aulas são ministradas por professoras do Ensino Fundamental.
As professoras Amanda Maurício e Valéria Perret, da Turma do Jornal, aproveitaram o tema da turma para trabalhar com as crianças para que serve esse meio de comunicação tão importante. Confira nas fotos as respostas das crianças e conta para a gente qual foi a que você mais gostou, pode ser?
Quer saber mais sobre esse projeto que tem dado tão certo? Entre em contato com a Emei Jardim Vitória III e com a EMEF Jardim Vitória, por meio das redes sociais das escolas no Instagram: @emeijv3 ou Facebook: Escola Municipal Jardim Vitória.