A equipe da Inova BH passa constantemente por treinamentos e formações com o objetivo de estar mais preparada para enfrentar os diversos tipos de situações que podem surgir no dia a dia do trabalho. Um dos últimos treinamentos oferecidos foi o de direção defensiva, para todos os integrantes que utilizam os veículos da frota para se deslocarem entre as escolas da Parceria.

 Por mês, cada um dos 20 carros da frota da Inova BH roda, em média, 1.400 quilômetros. No total, a frota percorre cerca de 28 mil quilômetros todos os meses! Com essa quilometragem seria possível ir, em linha reta, até a Índia, na Ásia, e voltar. Quem aí imaginava que a equipe da Inova BH rodava tantos quilômetros por mês para deixar as escolas da Parceria sempre bem conservadas para a comunidade escolar de Belo Horizonte? Se somarmos a quilometragem rodada pela equipe da Inova BH no ano daria para ir até a lua! Por isso os princípios da direção defensiva se tornam ainda mais essenciais. A direção defensiva é um procedimento preventivo no trânsito. O condutor que dirige dessa forma está sempre atento à sua segurança e à segurança dos demais condutores e pedestres, pensando em como prevenir os acidentes, independentemente dos fatores externos e das condições adversas. O condutor defensivo realiza o seu trajeto sem cometer infrações de trânsito, com cortesia e sem se envolver em acidentes de trânsito. O Supervisor de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SSTMA) da Inova BH e responsável por conduzir o treinamento, Vinicius Brandão, explica a importância da direção defensiva no dia a dia: “os princípios da direção defensiva trazem segurança não só para os nossos condutores, mas para todos os usuários das vias, sejam eles outros condutores, pedestres, ciclistas, entre outros”. Dirigir defensivamente é uma maneira de garantir um trânsito mais seguro a todos.

O treinamento, que aconteceu de forma online, tratou de assuntos como: prevenção de acidentes, comportamentos seguros e perigosos no trânsito, quais são os deveres do condutor defensivo, entre outros tópicos. A Líder de Serviços da Inova BH, Kenia Moreira, é uma das integrantes da equipe volante que roda todos os dias pelas regionais de Belo Horizonte onde estão presentes as escolas da Parceria. Ela participou do treinamento e conta que ele serve de alerta para todos: “a direção defensiva permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes e outros usuários da via”.