As escolas da Parceria Público-Privada (PPP)[NB1]  estão assumindo um papel proativo na batalha contra a dengue, utilizando de estratégias pedagógicas para conscientizar[NB2]  as crianças e comunidades locais sobre as formas de prevenção da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Por meio de ações criativas, os alunos e professores construíram painéis educativos informativos para serem afixados aos corredores das escolas. Esses painéis não apenas educam sobre os sintomas e métodos de prevenção da dengue, mas também ressaltam a seriedade da doença e a importância de manter um ambiente livre de fontes de água parada, que servem como possíveis criadouros do mosquito transmissor.

Além disso, as escolas promoveram atividades práticas, como representações feitas com materiais recicláveis e a apresentação de músicas informativas feitas pelo Programa Escola Integrada, da Prefeitura de Belo Horizonte. Essa foi a forma lúdica que as equipes pedagógicas utilizaram para envolver as crianças na mensagem de prevenção.[KP3] 

Para encerrar essas ações com impacto significativo, cada escola organizou uma passeata ao [KP4] seu entorno, mobilizando alunos, professores, colaboradores da Inova BH e membros da comunidade local,[KP5]  em uma demonstração pública para conscientização sobre os perigos da dengue.

Considerando o aumento explosivo de casos na cidade, é sempre importante que sejam reforçadas as medidas simples, mas eficientes divulgadas pela PBH para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue:

  1. Remover qualquer recipiente que possa acumular água parada, como pneus velhos, garrafas e latas.
  2. Manter caixas d’água, piscinas e outros recipientes de armazenamento de água sempre bem fechados e vedados adequadamente.
  3. Limpar regularmente os recipientes de água usados por animais de estimação.
  4. Instalar telas de proteção em janelas e portas para evitar a entrada do mosquito.
  5. Utilizar repelente e vestir roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, períodos em que o mosquito é mais ativo.

Com as ações promovidas pelas escolas da PBH, em parceria com os colaboradores da Inova BH, a expectativa é que as crianças e comunidades locais auxiliem no combate à doença em suas regiões e ajudem na aceleração do fim da epidemia que Belo Horizonte vive hoje.