Além dos Desafios do Bem que acontecem anualmente e contam com a participação e o apoio dos nossos integrantes, amigos e parceiros, a Inova BH também apoia instituições sociais de diversas outras formas. Uma dessas formas é o Incentivo Fiscal, previsto na legislação brasileira.
A cada três meses, a Inova BH abate do valor dos impostos que seriam repassados para a União um percentual para apoiar instituições sociais por meio do Incentivo Fiscal. A Supervisora de Controladoria, Luciana Pego, explica que o repasse é feito sobre o imposto que a Inova BH precisa pagar. Como a doação vai direto para a instituição, Luciana conta que esse processo torna os repasses menos burocráticos e mais efetivos: “o Incentivo Fiscal atende uma demanda da sociedade”.
A Casa do Caminho de Ibirité, que é uma casa de acolhida para idosos em situação de vulnerabilidade social e foi apoiada pela Inova BH e por outras empresas por meio do Incentivo Fiscal, teve a oportunidade de aperfeiçoar suas instalações e implantou uma usina de energia fotovoltaica. Com o uso da energia solar, houve uma redução de R$3.500 na conta de luz. “Através desse recurso, conseguimos transferir esse dinheiro que era gasto em energia elétrica para melhorar a qualidade de vida de nossos idosos”, é o que conta a Presidente da Casa do Caminho, Sirlene Alves.
E como a Inova BH escolhe as instituições a serem apoiadas? Nosso foco é selecionar instituições sociais que possuem aderência ao nosso propósito e que atuem no avanço dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, a Organização das Nações Unidas. Dessa forma, as organizações que recebem o incentivo devem estar alinhadas com pelo menos um dos 17 objetivos, como energia limpa e acessível, erradicação da pobreza, saúde e bem-estar para todos, entre outros.
Outro projeto apoiado pela Inova BH por meio de Incentivo Fiscal é o Nave. Ele foi fundado em 2018 e tem como missão oferecer uma educação complementar de qualidade para 146 crianças diariamente. Eles oferecem atividades artísticas, pedagógicas e esportivas no contraturno escolar e têm gerado impacto social em Contagem. Atualmente, são 50.000 moradores na comunidade em que atuam.
O Ajudôu é mais um dos projetos apoiados. Eles oferecem aulas de judô gratuitamente para 100 crianças em Mariléia, cidade do Vale do Aço. O Fundador do Ajudôu, Júlio César Lana Jaques, explica que o judô é um dos esportes mais educativos que existe: “além de trabalhar todo o corpo, essa arte marcial melhora a disciplina, a socialização e estimula o respeito ao próximo”. Júlio conta que ter a Inova BH como parceira é uma grande honra, pois é a demonstração de que o esporte caminha junto com a educação.
Quer saber mais sobre como funciona o Incentivo Fiscal na Inova BH? Acesse nosso site e confira na aba “Responsabilidade Social” o Edital para seleção de projetos.