Para que possamos continuar oferecendo dignidade aos cidadãos que utilizam as unidades escolares nas quais prestamos os serviços de apoio, como limpeza e conservação, portaria, manutenção predial e jardinagem, a Inova BH recebe mensalmente uma contraprestação por parte da Prefeitura de Belo Horizonte. A contraprestação é o pagamento pelos serviços prestados e também pela construção das escolas.
Mas a contraprestação só é paga integralmente se a Inova BH cumprir com os 60 indicadores de desempenho previstos em contrato e alcançar, numa escala de 1 a 4, uma nota acima de 3,50, o que equivale a mais de 87% de eficiência. E quem avalia se a Inova BH cumpre ou não com esses critérios estabelecidos em contrato é um Verificador Independente (VI), empresa contratada diretamente pela Prefeitura de Belo Horizonte. O Verificador visita as escolas da Parceria e dá notas pelos serviços prestados. Se a nota for igual ou abaixo de 3,5, o mínimo estabelecido em contrato, a contraprestação diminui.
Apesar da obrigação contratual de alcançar altos níveis de excelência nos serviços prestados, o Gerente de Operações da Inova BH, Marlon Couto, explica que manter a qualidade dos serviços prestados não tem como objetivo apenas o recebimento da contraprestação: “o que importa para a gente é a satisfação dos usuários das escolas da Parceria, é saber que estamos contribuindo para criar um ambiente digno e propício para que o ensino e a aprendizagem alcancem seu potencial máximo. Por isso é tão importante para a Inova BH manter altos padrões de excelência das unidades da Parceria Público Privada”.
Justamente por acreditar nisso que não é só o Verificador Independente quem acompanha a qualidade dos nossos serviços. A Inova BH possui também o seu próprio setor de Qualidade, que também fica de olho nas métricas geradas todos os meses pela nossa equipe. A Analista de Qualidade da Inova BH, Grazielle Hollerbach, explica que as informações vêm de vários setores e que é preciso compilar tudo que chega. Ela conta que recebe dados dos setores de Serviços, Help Desk, Manutenção, Segurança do Trabalho e Comunicação e que os nossos dados são enviados para o Verificador Independente também.
Em 10 anos de operação, a Inova BH nunca ficou abaixo da nota mínima estabelecida por contrato. Inclusive, recentemente chegamos na pontuação de 3,96 , maior nota já alcançada na avaliação do Verificador Independente em todos os anos de operação. A Coordenadora de Serviços, Ariane Queiroz, relata que esse resultado só é possível por conta da cooperação e da dedicação de todas as equipes: “qualidade é primordial para que o projeto possa acontecer de forma eficiente”. Ela explica que a intenção é manter as escolas sempre como um local agradável e prazeroso para que os alunos possam aprender e os professores possam ensinar.
Você já sabia como funcionava a avaliação do Verificador Independente? Quer saber mais detalhes sobre a PPP de educação em Belo Horizonte? Acesse @inovabh no Instagram.