Os prêmios são o reconhecimento pelo trabalho realizado por todas as equipes da Inova BH!

A Inova BH foi duplamente premiada no PPP Awards & Conference Brazil 2017, evento que prestigia trabalhos de Parcerias Público-Privadas desenvolvidos no Brasil para inspirar boas práticas nesta modalidade de contratação. Em cerimônia realizada no dia 21 de novembro, em São Paulo, a PPP foi anunciada vencedora em duas categorias: “Projeto Municipal do Ano” e “Projeto em Operação do Ano”, sendo esta última a mais importante da premiação. 

Alguns fatores que ajudaram os jurados a escolher a PPP das Escolas de Belo Horizonte como vencedora nas duas categorias foi a abrangência do projeto. Com a construção de 51 unidades de ensino na capital mineira, sendo 46 unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e cinco escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), as escolas que fazem parte da Parceria criaram cerca de 25 mil novas vagas de ensino para as crianças e jovens da cidade. As unidades de ensino foram construídas em diferentes regiões de Belo Horizonte, principalmente em locais de alta vulnerabilidade social onde, historicamente, a cidade possuía déficit de vagas. 

Outro destaque do projeto foi a sua rapidez. A construção de todas as escolas foi finalizada 34 meses após a eficácia do contrato, dois meses antes do prazo contratual. Essa agilidade construtiva foi possível graças à centralização de diversas escolas em um único contrato, o que gerou ganho de escala, e a escolha do método construtivo, chamado Light Steel Frame.

Mas mais do que isso, o que realmente atrai a atenção de todos que conhecem o projeto é o fato da Inova BH prestar todos os serviços não pedagógicos das escolas, como manutenção (civil, elétrica, hidráulica) limpeza, lavanderia e enxoval, portaria, circuito de segurança, jardinagem, controle de praga, dentre outros. Segundo Clebio Batista, presidente da Inova BH, um dos grandes destaques desse contrato de PPP está em ter uma empresa especializada nos serviços não pedagógicos. “As direções das unidades de ensino podem se dedicar exclusivamente às questões pedagógicas, voltadas à aprendizagem dos alunos”, explica. “Nas escolas que não são administradas pela PPP, a direção termina se ocupando mais do que deveria com assuntos periféricos, como contratação de funcionários de limpeza, jardinagem, manutenção e demais áreas de apoio. Livre de atividades como essas, os responsáveis pela unidade de ensino se dedicam ao que de fato importa, a educação de nossos jovens”, conclui Batista.

Todas as unidades respeitam as regulamentações do Ministério da Educação, da Associação Brasileira de Normas Técnicas e da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. A Inova BH ainda é avaliada pela qualidade do serviço prestado com base em critérios estabelecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte e com acompanhamento do verificador independente Ernest Young, uma das maiores empresas de auditoria do mundo. Tudo para garantir que os serviços prestados sejam sempre os melhores.