*Artigo originalmente publicado no Jornal Estado de Minas em 05 de setembro de 2017

Clébio Batista
Engenheiro, Mestre em Engenharia civil e Diretor da Inova BH

Há cinco anos o município de Belo Horizonte estabelecia uma importante parceria com a Inova BH e, assim, dava um grande passo para ampliar o atendimento à Educação Municipal. O contrato tinha como objetivo a construção, manutenção e gerenciamento de serviços não pedagógicos de 51 unidades de ensino na capital mineira e já começava com um grande desafio: construir 46 UMEIs e 5 EMEFs em apenas três anos, com o objetivo de oferecer 25 mil novas vagas a crianças e adolescentes da cidade.

Hoje, todas as unidades de ensino estão em pleno funcionamento. Estima-se que neste período, as escolas construídas e operadas pela Inova BH já receberam mais de trinta mil alunos, atendendo crianças de 0 a 6 anos de idade nas UMEIs, e de 7 à 14 anos nas EMEFs, sendo que muitas delas estudando em período integral. As unidades estão espalhadas por várias regiões da cidade. Desde a primeira unidade disponibilizada, a UMEI Belmonte, entregue em setembro de 2013, na Regional Nordeste, até a última unidade a ficar pronta, a UMEI Barreiro, em janeiro de 2016, na Regional Barreiro, as escolas operadas pela Inova BH são facilmente encontradas.

A Inova BH é responsável por todas as atividades administrativas da escola, incluindo os serviços de portaria, segurança patrimonial, reprografia, limpeza, jardinagem, controle de pragas, manutenção hidráulica, elétrica e predial, disponibilização de mobiliário, fornecimento e higienização de enxoval, além do provimento de materiais descartáveis para os usuários da escola pelo período de 20 anos. A qualidade de todo esse serviço é garantida por um rígido quadro de indicadores de desempenho que mensura mensalmente o desempenho da Inova BH. Tudo para que os alunos desfrutem de um ambiente de qualidade e que propicie a melhor experiência possível para que a absorção do conhecimento ocorra em seu grau máximo. Todo este escopo de serviços conta com o empenho diário dos mais de 500 profissionais.

Com os serviços não pedagógicos sendo cuidados pela Inova BH, a intenção é oferecer à direção das unidades de ensino ainda mais tempo para que se dediquem às questões pedagógicas, voltadas à aprendizagem dos alunos, sem precisar se preocupar com funções de gestão dos serviços de apoio.

Acreditamos que um projeto como este, que une qualidade na construção e eficiência na prestação dos serviços não pedagógicos, são fortes aliados para que a Educação alcance melhores níveis. Com o suporte logístico oferecido pela parceria, professoras(es), diretoras(es) e gestores educacionais tornam-se mais livres para explorar todo o seu potencial pedagógico em benefício dos alunos. E os resultados já têm aparecido: as mudanças proporcionadas por esta modalidade de gestão são reconhecidas por aqueles que vivem o dia a dia das escolas e já atraiu a atenção até mesmo de pesquisadores. O projeto já foi tema de estudos acadêmicos, artigos e dissertações de Mestrado. Um destes estudos, realizado em 2016, apontou, dentre outros resultados, que o tempo dedicado pela direção das escolas às atividades pedagógicas é 25% maior nas unidades que fazem parte do escopo do contrato.

O modelo atraiu também a atenção de gestores educacionais de outras partes. Mais de 30 representantes de municípios, estados e até outros países interessados em conhecer o projeto já estiveram em Belo Horizonte para ver de perto o funcionamento das escolas que hoje são exemplo para diversos governos que desejam aumentar e melhorar o alcance da sua rede de ensino. Esse pioneirismo da Prefeitura de Belo Horizonte fez com que ela se tornasse finalista regional da América Latina do prêmio City Ingenuity Awards, em 2013, oferecido pela revista britânica Financial Times, além de ter sido premiada pela renomada consultoria internacional KPMG como detentora de um dos 100 projetos de infraestrutura urbana mais inovadores do mundo.

Mais crianças e adolescentes na escola e educadores com mais tempo para cuidar do verdadeiro ensino. É isso o que nos move a continuar este trabalho, com o constante intuito de aperfeiçoá-lo.