Quer ver mais fotos? Acesse o Facebook da Inova BH!

Junho e julho são os meses de um dos eventos mais esperados por pais, mães, professores, professoras, alunos e alunas de Belo Horizonte: a festa junina! O evento busca valorizar as culturas e as tradições sertanejas e do interior do país com comidas típicas, danças e enfeites. É época de comer muito milho, canjica e maçã do amor e dançar quadrilha sob as bandeirinhas coloridas! 

Ainda que a temática seja a mesma, em cada unidade escolar o festejo é preparado de uma forma diferente e conta com atrações diversas. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Solar Rubi, na Regional Barreiro, o tema foi “Cordel Encantado nas Minas Gerais”. Cada ano preparou uma apresentação e as turmas integrais apresentaram dois números de dança. Toda a comunidade escolar foi convidada a assistir e a arquibancada do pátio interno ficou cheia de espectadores! “A Festa Junina é a que mais lota a escola, todos os pais veem assistir”, explica a Vice-diretora de Solar Rubi, Jaqueline Vilaça. 

Também estava cheio o Arraiá do Cônego, realizado pela Escola Municipal Cônego Raimundo Trindade, no bairro Piratininga, em Venda Nova. Teve quadrilha, barraquinhas, comidas típicas e muita diversão! Outro arraial que ficou lotado foi o da Emef Jardim Leblon, também na Regional Venda Nova. Enquanto na quadra e no pátio a criançada se divertia com as brincadeiras típicas, como a pescaria, a bola na boca do palhaço e até touro mecânico, no ginásio as turmas dançavam quadrilhas. Mas não foram só as crianças que dançaram. A equipe pedagógica também caiu na dança e encerrou a festividade com o quadrilhão dos professores! 

Na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Belmonte, na Regional Nordeste, também teve brincadeiras e quadrilhas. Até as turmas dos mais novos dançaram, para a alegria e emoção de mamães e papais, que só desgrudavam os olhos das crianças para tirar fotos! As famílias também tiraram muitas fotos na IV Festa Caipira da Umei Jaqueline, na Regional Norte de BH. 

Para dar mais espaço para as crianças, o arraial da Umei Jardim Vitória III aconteceu na Emef Jardim Vitória, que é a escola núcleo da Umei, ambas na Regional Nordeste. Decorado com muitas bandeirinhas e outros enfeites, o pátio interno da escola recebeu centenas de famílias, que acompanharam bem de perto os números de dança! 

Na Escola Municipal de Educação Infantil Elos, também na Regional Nordeste, o tema da Festa Junina foi a “Diversidade Cultural das Regiões do Brasil”. A equipe pedagógica trabalhou com as diferentes formas de celebrar a data no país. “A ornamentação da festa foi confeccionada pelas crianças sob orientação das professoras. A festa foi um sucesso pois tivemos a colaboração das professoras, alunos, famílias e demais funcionários”, explica a Diretora da escola, Andréa Frizeira. A Umei Nova Iorque, na Regional Venda Nova, também teve como tema a diversidade das festas juninas pelo Brasil afora. 

Já a Umei Mantiqueira, na Regional Venda Nova, fez uma mistura danada de boa! Festa junina com projeto alimentação, tudo dentro da programação da 3ª Festa Cultural da unidade. Quer coisa melhor? Diversas outras unidades também realizaram suas festas juninas, como a Umei Lindeia, na Regional Barreiro, que além de quadrilhas, comidas e trajes típicos, teve diversas brincadeiras, como a das argolas e o bingo.