Vai uma frutinha aí?

Já é rotina na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Ipiranga: todas as sextas uma mesa recheada de frutas é colocada à disposição das crianças, para que elas possam experimentar e desenvolver o gosto por uma alimentação saudável. “Algumas comem de tudo, outras comem suas preferências e provam as demais frutas e assim elas vão conhecendo novos sabores e incorporando aos poucos novos alimentos a sua dieta”, explica a coordenadora da Umei Ipiranga, Juanice Vasconcelos. O trabalho é realizado semanalmente, pois a equipe acredita que a alimentação saudável está intimamente ligada ao crescimento saudável e ao bom desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.

Vendo o sucesso da experiência, a equipe pedagógica da unidade pensou: por que não envolver os familiares nessa atividade? E assim surgiu a ideia de realizar um encontro que reunisse crianças, professores e famílias. “O encontro com a comunidade escolar teve como objetivo estabelecer uma conversa sobre a importância da alimentação, trocar experiências, estreitar laços, criar nova amizades e, claro, trazer os familiares para conhecerem mais de perto o espaço das crianças”, conta Juanice.

O evento aconteceu nos dois turnos, no início da manhã e no final da tarde, para contemplar todas as turmas e famílias. Diversas frutas foram servidas, das mais tradicionais as mais peculiares. Não faltou kiwi, caqui, uva, melão, caju, manga, maça… Um verdadeiro banquete! O encontro ainda contou com a participação do Grupo Griot, que divertiu e encantou crianças e adultos com estórias de origem africana.