Em 2008 a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, por conta da data, todo o mês de abril se dedica a esse tema com a campanha Abril Azul. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que se manifesta de maneira singular para cada pessoa, influenciando principalmente a comunicação, a interação social e os padrões de comportamento. Por se tratar de um espectro, abrange uma ampla variedade de características que vão dos desafios mais significativos até traços mais sutis. Isso gera a necessidade de uma compreensão mais aprofundada por parte da sociedade a respeito do tema e, por isso, o Abril Azul é tão importante, para promover a inclusão e o combate ao
preconceito, garantindo os direitos das pessoas com TEA.
Combater os estereótipos e a desinformação é fundamental para trazer dignidade e qualidade de vida não só para autistas, mas também para seus familiares e pessoas queridas. Além disso, a disseminação de informações corretas contribui para a construção de uma sociedade mais acolhedora. Quando se compreende que o autismo não é uma doença, mas sim uma forma diferente de experienciar o mundo, torna-se possível valorizar a diversidade humana.
O engajamento das pessoas e da sociedade como um todo nessa causa é, também, um fator crucial. Com isso em mente a Inova BH preparou um momento muito importante de educação, com um especialista no tema e que contou também com a participação de um colaborador com TEA. Antes da ação acontecer, todos puderam preencher um formulário apresentando as dúvidas que possuíam e gostariam de ver respondidas. Pequenas ações, como ouvir as vivências de autistas e suas famílias, respeitar suas particularidades sensoriais e comportamentais e apoiar organizações que trabalham pela inclusão, fazem uma diferença significativa.
