O mês de julho trouxe o frio e as férias escolares para Belo Horizonte. Mas agosto chegou e trouxe o retorno das aulas, trazendo vida e alegria para as escolas da Parceria. Para que esse retorno acontecesse de forma segura e seguindo todos os procedimentos de segurança, houve muita preparação em todas as áreas.

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) São João Batista, Patrícia Santos, conta que mesmo com uma adesão ainda pequena, as famílias que optaram por enviar suas crianças para a escola estão muito seguras com a decisão. Ela explica que a volta foi muito organizada e que, antes do retorno, houve uma reunião com os familiares. Para Patrícia, essa reunião para alinhamento das expectativas foi primordial para que todos se sentissem seguros e acolhidos: “mesmo com todas as regras de prevenção ao coronavírus, o carinho com os alunos continua o mesmo. As crianças estão entusiasmadas, alegres e muitos felizes em poder reencontrar seus amigos”.

Na Emei Lindéia, esse retorno também foi recebido de forma positiva pelas professoras. A professora da unidade, Silvana Brum, conta que os procedimentos de prevenção ao coronavírus estão sendo respeitados à risca: “logo na portaria, a gente já percebe o treinamento dos colaboradores para a recepção dos alunos, das professoras e dos demais funcionários. Além disso, o prédio está todo equipado com álcool e sinalizado. A volta foi muito tranquila, em todos os aspectos”.

A diretora da Emei Sarandi, Mariana Marques, conta que o sucesso no retorno das aulas se deve à vários fatores, mas o principal é a empatia e o cuidado com o profissional que está na linha de frente: “humanizar os processos pautando as decisões na escuta ativa e na empatia, faz com que o ambiente seja mais acolhedor para todos aqueles que estão presentes”.  Ela explica que, com o avanço da vacinação, a comunidade escolar se sentiu mais segura em dar andamento nas atividades presenciais e que o número de alunos atendidos pela unidade tem aumentado gradativamente.

A mãe de uma das alunas da Emei Sarandi, Ana Paula Ferreira, conta que observou o funcionamento da escola durante uma semana, antes de optar por enviar a sua filha para as atividades presenciais: “tenho um filho que estuda na escola do lado e sempre que passava em frente à Emei Sarandi observava o extremo cuidado de todos. Pude ver os procedimentos sendo seguidos por todos os funcionários, as crianças no parquinho seguindo distanciamento, as bolhas sendo controladas. Já esperávamos um cuidado da direção da escola, mas as expectativas foram superadas”. Quem também gostou bastante do retorno foram os alunos da unidade. A mãe de uma outra aluna, a Silvana Pelegrini, relata que a sua filha conta os dias para poder voltar à escola quando chega no fim de semana.

A Inova BH também se alegre em poder fazer parte desse momento tão marcante na vida escolar dos alunos e de toda comunidade escolar. Além da preparação da equipe pedagógica das escolas da Parceria, a equipe de manutenção e de limpeza da Inova BH, como você pode conferir na matéria da próxima página, trabalhou de forma intensa para deixar os ambientes das escolas ainda mais confortáveis e adequados para toda a comunidade escolar nesse retorno do recesso.