Será que você conhece todos os serviços que a Inova BH presta nas escolas da Parceria? Além daqueles que todos já sabem e veem no dia a dia, como portaria, limpeza, manutenção, jardinagem, limpeza e conservação do enxoval, que ocorrem grande parte das vezes de acordo com a demanda das escolas, a Inova BH também oferta preventivamente serviços que a direção da escola nem precisa se preocupar em solicitar ou acompanhar, pois são programados e realizados pela equipe da Inova BH de forma automática. Alguns exemplos são a

dedetização, limpeza de caixa d’agua e de caixa de gordura, troca dos filtros, checagem de sistema de incêndio e do sistema de aquecimento solar, que acontecem periodicamente sem que a escola perceba. E essa é uma das grandes vantagens da Parceria Público-Privada. Enquanto a equipe da Inova BH mantém o controle e o acompanhamento de serviços programados, a direção da escola pode focar nas questões pedagógicas.

O Coordenador de Serviços da Inova BH, Nelson Ramos, explica que a programação da dedetização, por exemplo, é uma exigência contratual e acontece sempre de forma trimestral, e adicionalmente em caso de demandas específicas das unidades. “A Auxiliar Administrativa é a nossa ponte com a escola. É ela quem verifica e acompanha o processo da dedetização”, conta Nelson Ramos. A Auxiliar Administrativa da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Palmeiras, Analda Furtado, conta que é uma responsabilidade bem grande fazer a gestão desses serviços, mas que não vê dificuldades: “quando a equipe chega eu acompanho todo o processo e isso se torna um compromisso a menos para a direção se preocupar naquele momento. Tenho toda a documentação guardada e com fácil acesso. Para a direção da escola, ter a Auxiliar Administrativa para apoiá-la é muito bom”.

Além de facilitar alguns processos nas Emeis e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), essa programação preventiva evita que problemas maiores apareçam e diminui a necessidade de reparos emergenciais, que podem atrapalhara rotina da escola.