O mês de junho trouxe um marco importante para as escolas da Parceria: a liberação para a volta às aulas das crianças do Ensino Fundamental em Belo Horizonte. Como na Educação Infantil, o preparo para que essa volta acontecesse de maneira segura para aqueles que frequentam as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da Parceria começou há alguns meses para a equipe da Inova BH. Todas as rotinas e os processos de limpeza das escolas foram redesenhados tendo como base os Protocolos, Portarias e Orientações que a Prefeitura de Belo Horizonte fez em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

A equipe da Inova BH, incluindo as Auxiliares Administrativas, Auxiliares de Serviços Gerais, Porteiros, entre outros profissionais, passou por vários treinamentos para que tudo estivesse preparado para o retorno presencial da equipe pedagógica do Ensino Fundamental. Alguns desses treinamentos, que aconteceram de forma online e in loco, trataram sobre a limpeza e a higienização da escola em tempos de pandemia.

O que define os procedimentos para a prestação dos serviços de limpeza, manutenção, jardinagem e todos os outros que fazem parte do escopo contratual da Inova BH com a Prefeitura de Belo Horizonte são os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). O POP de limpeza, ou seja, o modo como cada uma das escolas da Parceria deve ser limpa no dia a dia, é o mesmo para as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O que muda em cada uma delas é a rotina do serviço, que é feita de acordo com as especificidades de cada uma das escolas. A Auxiliar Administrativa da Emef Solar Rubi, Lucimar dos Santos, explica que a equipe de limpeza já estava sendo orientada com reuniões semanais: “estávamos preparadas para este momento e, mesmo sendo um desafio, tivemos confiança de que daria tudo certo, o que de fato aconteceu”. Ela conta que pôde ver a felicidade nos olhos das crianças com o retorno das atividades presenciais.

Quem também desejava o retorno das atividades presenciais eram as professoras da Emef Doutor Júlio Soares, como explica a Diretora da escola, Édila Caetano. Ela conta que várias professoras que fazem parte do quadro da escola também lecionam na Educação Infantil e estavam se sentindo seguras para esse retorno, porque tiveram experiências positivas nas Emeis em que trabalham. Édila conta que a preparação do espaço físico da escola já estava acompanhando os Protocolos que foram definidos pela Prefeitura de Belo Horizonte: “organizamos os mobiliários de acordo com o distanciamento que foi estabelecido e demarcamos os espaços de convivência. Fisicamente, o prédio já estava preparado para receber os alunos”.

Édila explica que, mesmo com o retorno das aulas presenciais, o ensino remoto ainda continua. Ela afirma que, em muitas famílias, principalmente as que se encontram em vulnerabilidade social, falta o papel do mediador para que o processo de aprendizagem se complete. Muitas das vezes esse mediador é um responsável que não tem tempo para ensinar a criança ou que não é alfabetizado e não consegue dar o suporte necessário para o aluno. Édila conta que, nesse momento, a escola será um ponto de apoio para aqueles alunos que estão com dificuldade na alfabetização, como uma ajuda complementar no ensino.

A Inova BH deseja que esse retorno da comunidade escolar para as escolas da Parceria seja tranquilo e seguro para todos.