Em outubro de 2020, a Inova BH alcançou mais uma conquista: a revalidação dos certificados ISO 9001e 14001. A ISO 9001foi implementada para padronizar os processos da Inova BH, buscar melhorias contínuas e gerenciar as necessidades e expectativas do cliente, garantindo a sua satisfação máxima.  Já a ISO 14001 tem como objetivo promover a sustentabilidade, reduzindo assim os impactos ambientais por meio do gerenciamento dos resíduos produzidos, da conscientização do consumo de água e de energia e do plano de resposta a emergências.

Uma forma de saber se os processos da Inova BH estão sendo eficazes é controlar seus indicadores de objetivos e metas.  O Analista de Qualidade da Inova BH, Claydmar Lourenço, conta que todos os setores da Inova BH têm seus indicadores de objetivos e metas definidos previamente e que é preciso ficar atento o ano inteiro para ter certeza que as metas serão alcançadas. Quando os requisitos da ISO são alcançados, a empresa melhora sua capacidade de identificar e analisar as necessidades do cliente e de fornecer serviços de qualidade. “A auditoria para revalidação é só uma etapa. As equipes precisam se esforçar para alcançar as metas e melhorar seus processos durante todo o ano. As auditorias, tanto interna quanto externa, servem para validar nossas ações diárias”, afirma Claydmar.

Ele também explica que o processo para revalidação é extenso: “conseguimos a certificação em 2017 e, por padrão, ela dura três anos. Durante esse tempo, todos os anos, fazemos duas auditorias: uma interna e outra de manutenção. No fim do terceiro ano acontece a auditoria de revalidação”. Nesse ano, devido à pandemia, a auditoria aconteceu de forma virtual, mas com o mesmo rigor.

O Técnico de Segurança do Trabalho e responsável pela gestão de Meio Ambiente da Inova BH, Vinicius Brandão, conta que mesmo sendo um requisito contratual, as certificações se tornam um diferencial para a empresa que decide implementar esses procedimentos: “com a Norma 14001 temos esse foco na sustentabilidade, além de monitorar e garantir o atendimento dos requisitos legais aplicáveis a empresa. É um ganho para a Inova BH e para a sociedade”.