No mês de agosto, temos uma data mais do que especial para as escolas da Parceria. Na semana do dia 25 comemora-se a Semana Nacional da Educação Infantil. A data celebra a oficialização da Educação Infantil como um dos pilares da formação educacional. Até 2012, o ensino para crianças de 4 e 5 anos não era uma obrigação. Depois da criação da Lei n° 12.602, passou a ser obrigatório em todo território nacional e hoje faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  A BNCC garante às crianças seis direitos de aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se. Esses direitos deixam claro a necessidade de se construir práticas com intenção educativa dentro das escolas infantis, e é isso que a Semana Nacional da Educação Infantil busca relembrar e incentivar.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Xodó Marize, por exemplo, há 3 anos a data é comemorada com passeatas pelo bairro, contações de histórias e ações conjuntas com os pais, buscando resgatar a tradição e a oralidade.  A diretora da Emei Xodó Marize, Cristiane Oliveira Cardoso, conta que a Educação Infantil é a fase da vivência: “é nesse momento em que temos a experimentação, o olho no olho, o conversar e o brincar como formas de educar as crianças. Acaba sendo uma troca: a gente educa para aprender e aprende para educar”..

A coordenadora da Emei Itaipu, Elaine,  conta que a institucionalização da data foi muito importante para que houvesse uma maior visibilidade do trabalho dentro da Educação Infantil. Ela explica que existem habilidades que só podem ser adquiridas até os cinco anos de idade, como a motricidade, a lateralidade, o espaçamento e a coordenação motora fina. Também é nesse primeiro momento que são construídos os pilares que o indivíduo levará para o resto da vida, como a identidade e a autonomia.

A Semana da Educação Infantil é sempre marcada por dezenas de ações internas e externas realizadas pelas escolas. Contudo, com as medidas de segurança impostas pelos órgãos de saúde, nesse ano não será possível comemorar a data de forma presencial. Mas as escolas têm encontrado outras saídas. A Emei Itaipu, por exemplo, irá realizar as atividades no meio virtual e irá decorar o entorno da escola com cartazes afetivos, para que as famílias continuem nutrindo o vínculo que foi estabelecido no início do ano.