Frente à necessidade de cuidado em relação ao coronavírus e pensando no bem-estar dos seus integrantes e parceiros, a Inova BH criou e reuniu hoje pela manhã um comitê emergencial de crise para traçar planos de prevenção e contingência de curto, médio e longo prazo que serão implementados na medida em que a criticidade da situação exigir.  Estamos em contato constante com as autoridades da Prefeitura de Belo Horizonte para tomar todas as medidas recomendadas para evitar a propagação do coronavírus no Brasil. A Inova BH seguirá todos os protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal e Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde, que são atualizados de acordo com o avanço da doença no país.

O coronavírus, ou COVID-19, pode causar tosse (seca ou com secreção), febre, congestionamento nasal, dores no corpo, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, dificuldade respiratória aguda e insuficiência renal. O vírus pode ser transmitido por contato, como beijos, abraços e apertos de mão, ou pelo ar, por saliva, catarro e gotículas expelidas pela boca durante a tosse, o espirro e a fala. Também pode ser transmitido por superfícies não higienizadas, como celulares, maçanetas, corrimão, botões, teclas etc.

Para impedir a proliferação do coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde recomenda algumas medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool 70°, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas etc.

Utilizar lenço descartável para a higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Na falta do lenço de papel, é recomendado cobrir a boca com o antebraço ao tossir e espirrar, evitando a propagação do vírus no ambiente.

Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Vírus respiratórios, como o coronavírus, se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, com a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão.

A forma de cumprimentar o outro também deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. O Ministério da Saúde também recomenda a redução do contato social, o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus. Principalmente no caso de idosos e doentes crônicos, grupo de risco do coronavírus, é recomendado que evitem idas ao cinema, shoppings, viagens e locais com aglomeração de pessoas.

Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.