Eita trem danado de bão! Os arraiá nas escolas foram de tirá o chapéu!

Inverno não é tempo só do frio e do florescimento dos ipês. Inverno também é tempo de uma das festas mais esperadas do ano: a Festa Junina! Tem gente que gosta mais das comidas. Outras pessoas adoram as danças. E tem também aquelas que gostam é das roupas típicas. Para agradar todo mundo, as escolas da Parceria não deixam faltar nada em suas celebrações! A comunidade escolar se esbanja com os caldos, canjicas, milho e pipoca, se diverte muito com as quadrilhas e não deixa de caprichar na vestimenta caipira. 

Foi o que aconteceu na Festa Junina da Escola Municipal de Educação Infantil Elos, que estava lotada. Todas as turminhas compareceram para dar forma ao espetáculo. Até o berçário encantou a comunidade escolar com sua coreografia. Comida típica também não faltou: pipoca, algodão doce, caldo de feijão e canjica foram servidos para acompanhar a festança. O evento aconteceu na Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo com o tema “Arraiá das Flores”. A quadra da escola estava toda enfeitada e decorada para a ocasião. Para fechar a festa, a quadrilha junina profissional “Arraial do Sem Nome” deu um show.

A animação também foi grande na celebração conjunta da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Vitória e da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Jardim Vitória III. A escola estava toda decorada com diversas bandeirinhas e muitos familiares foram prestigiar as danças típicas. Além da quadrilha, os alunos também apresentaram o country e o carimbó. Para comer foi servida uma deliciosa canjica.

Na Umei Mantiqueira, a festa na roça atraiu cerca de 900 convidados! Toda a comunidade escolar foi convocada a prestigiar a dança das crianças. Além da apresentação de todas as turmas, a escola contou com a apresentação do grupo de quadrilha “Luar do Sertão”, que foi um espetáculo à parte. “As famílias adoraram, todos tiraram muitas fotos e filmaram, foi bastante divertido”, conta a Auxiliar Administrativa da unidade, Juliana de Jesus.

Teve escola que, além das crianças, também contou com a dança das professoras! Foi o caso da Umei Nova Iorque. Depois que todas as turminhas se apresentaram, as professoras se reuniram para também dançar a quadrilha.  “Foi muito lindo, a escola estava toda enfeitada”, afirma com alegria a Vice-diretora da unidade, Adriana Araújo. Os convidados ainda tiveram a oportunidade de experimentar um delicioso canijicão e muita pipoca, carinhosamente preparados pelas cantineiras da escola.

A festa da Umei Marfim aconteceu nos dois turnos e além das danças, contou com brinquedos infláveis e barraquinhas de comidas típicas. Onde também não faltou comida boa foi no “Cafezim Mineirim”, promovido pela Umei Guarani: “aproveitamos a presença dos pais e suas crianças para a reunião de encerramento do semestre e, em seguida lhes oferecemos um delicioso e típico cafezim mineiro, acompanhado de um apetitoso bolo de fubá, chá de capim cidreira, hortelã e canela, quitandas e uma saborosa canjica. Tudo preparado com muito carinho pelas mãos de nossas cantineiras”, explica a Vice-diretora da unidade, Renata Pereira.

A festa também aconteceu em outras escolas, como nas Umeis Manacás, Santa Branca, Serra Verde e Cinquentenário e na Emef Solar Rubi, sempre com muita animação por parte de todos. Em todas as unidades escolares, comemorações desse tipo são um momento muito importante para que as famílias possam conhecer melhor a escola e todas as pessoas que trabalham em prol da educação de suas crianças!