Em 2023, a Inova BH recebeu 17 comitivas de representantes de governos municipais e es- taduais de todo o Brasil, bem
como comitivas do governo federal. Foram comitivas de municípios do Tocantins e da Bahia, em abril; uma comitiva
da Aeronáutica de Brasília, em maio; comitivas do governo do estado do Paraná e do Espírito Santo e dos secretários de educação de mais de 20 capitais do país, em junho; uma comitiva de um município de Minas Gerais, em julho; comitivas de municípios de São Paulo e do Paraná, em agosto; uma comitiva do governo federal, em setembro; uma comitiva do governo
No dia 30 de novembro de 2023, a EMEF Jardim Vitória promoveu para os alunos um espetáculo artístico intitulado Cia Arteviva. Neste espetáculo, os monitores de dança, inglês e coral do Programa Escola Integrada fi zeram uma apresentação de dança para um público de mais de 600 pessoas. O projeto Escola Integrada utiliza do lúdico para ensinar às crianças. Por meio das iniciativas construídas sob o Integrada, as crianças realizam excursões, têm aulas diferenciadas, assistem espetáculos como o Cia Arteviva, praticam esportes, competem, e aprendem de forma leve, mas robusta. O projeto é uma construção da Prefeitura de Belo Horizonte para enriquecer a pedagogia das 176 escolas da rede municipal. Ao falar da iniciativa Escola Integrada, a vice-diretora Carla Prado afirmou que “a [Escola] Integrada é a alma feliz da escola. É um pedagógico inteiramente lúdico: um espaço em que a criança aprende brincando, jogando, se divertindo”. E ao se manifestar sobre o espetáculo “Cia Arteviva” construída por meio do projeto Escola Integrada, a vice-diretora ainda complementou dizendo que “esse projeto foi a culminância de tudo que nós trabalhamos na [Escola] Integrada. Foi maravilhoso! E nós tivemos um público de aproximadamente 600, 700 pessoas”. Destaque do mês do Estado do Espírito Santo e uma de um município da Bahia, em novembro; e comitivas do Distrito Federal e do governo do estado de Rondônia, em dezembro. O propósito das comitivas ao solicitar a visita à Inova BH foi conhecer o modelo de PPPs de educação desenvolvido em Belo Horizonte: o único operante e de sucesso no Brasil. De acordo com a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec), Maria Sílvia Bacila, “a educação infantil e as PPPs são um ponto altíssimo de BH como referência nacional”.
Sobre as escolas, Bruno Chaves, Sub-Secretário de Prospecção de Projetos do governo do Distrito Federal ressaltou: “fiquei encantado com a estrutura dos centros educacionais e também com a limpeza, com a forma como as crianças são tratadas. Também me encantei com a qualidade do material e do próprio ensino, já que os educadores ficam livres para ensinar”.
Nas visitas à Inova BH, os representantes das comitivas tiveram a oportunidade de visitar as escolas e ver de perto o
trabalho dos colaboradores e educadores. Eles conheceram mais sobre a operação, sobre o desempenho do projeto e
sobre a cultura de propósito que permite
que a Inova BH seja referência nacional.