Para que a Inova BH preste serviços de qualidade nas 51 unidades da Parceria, todas as equipes precisam trabalhar em consonância e sintonia. Esse trabalho em equipe fica ainda mais em evidência quando o time da Manutenção vai até as escolas para atender as Ordens de Serviços abertas pelas unidades.
Todos os integrantes da Inova BH podem ser divididos em três grupos: as equipes lotadas nas escolas, a equipe do escritório e as equipes volantes, como a da manutenção, que circulam entre o escritório e as escolas. Esse último grupo tem o escritório central da Inova BH como ponto de apoio, pois é onde ficam concentrados os materiais, os equipamentos e os carros da frota, mas estão o tempo todo rodando pelas 51 escolas da Parceria para prestar seus serviços.
Um grande desafio da equipe de manutenção é prestar os seus serviços com qualidade e agilidade em escolas espalhadas pelos diferentes cantos da cidade. Pensando na melhor forma de atender as escolas durante a semana, foi definida para a equipe de manutenção uma rota pré-determinada. A cada dia da semana, só as escolas localizadas em uma mesma região são atendidas, o que facilita o deslocamento e gera um grande ganho de tempo para a equipe. Com esse planejamento, nenhuma unidade é deixada de fora e a equipe se programa para atender o máximo de solicitações abertas daquela semana. O Coordenador de Infraestrutura da Inova BH, Marlon Couto, explica que o cronograma direciona o trabalho: “dividimos as 51 escolas em 5 regiões. Com essa rota pré-determinada, garantimos que todas as unidades da Parceria sejam visitadas, pelo menos uma vez na semana por alguma equipe da manutenção. Sem essa rota, a equipe perderia muito mais tempo em deslocamentos, sobrando menos tempo para os atendimentos”.
Mas para que a Manutenção atenda as Ordens de Serviço com qualidade e agilidade, o processo na verdade começa um pouco antes. Se a equipe visita determinada escola na quarta-feira, por exemplo, dois dias antes, na segunda-feira, a Auxiliar Administrativa da unidade precisa abrir todas as solicitações de reparo, como a troca de uma lâmpada ou o conserto de uma torneira, por meio de um aplicativo. No mesmo dia em que as solicitações são feitas, elas passam por uma análise do setor de Help Desk e depois são encaminhadas para um setor da Manutenção que estipula a quantidade de material necessária para cada atendimento. No dia seguinte, a equipe de Suprimentos, responsável pelo almoxarifado, separa os materiais solicitados e na quarta-feira de manhã a equipe de manutenção precisa apenas buscar o material necessário para resolver as solicitações, já separado pelo setor de Suprimentos. É bastante gente envolvida para fazer com que o serviço aconteça da melhor forma possível nas escolas!
Mas ter esse planejamento não significa que a agenda da manutenção não possa mudar. Em caso de solicitações de emergência, como o rompimento de um cano ou algo que impossibilite as atividades escolares, a equipe mais próxima é redirecionada para realizar o atendimento emergencial.
A Auxiliar Administrativa da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Lindéia, Sarah Aparecida, conta que a logística para abertura das solicitações facilita o seu trabalho dentro da escola: “quando detectamos um problema, a equipe de manutenção se organiza para resolver e assim conseguimos prestar um serviço com qualidade”. Só com esse planejamento e essa integração entre diferentes equipes é possível atender com eficiência as 51 escolas da PPP distribuídas pelas regionais de Belo Horizonte.