Nesse período de distanciamento social, algumas escolas da Parceria têm tentado manter o contato com a comunidade escolar por meio de atividades promovidas no campo digital. Mesmo que não seja um substituto para a forma presencial, e que todos estejam ansiosos para voltar a frequentar o ambiente físico das unidades escolares, são momentos em que os alunos, as famílias, a equipe pedagógica e os funcionários da escola podem matar um pouco da saudade uns dos outros.

Uma das iniciativas tomadas pela Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maldonado, por exemplo, foi manter o contato com as professoras e com os funcionários por um grupo no Whatsapp e por videoconferências.

Além disso, na Emei Maldonado também foram criados vídeos com mensagens de superação, tendo as professoras e os funcionários como mensageiros. Estes vídeos foram enviados às famílias e disponibilizados em redes sociais. Para atingir o maior número de pessoas, a equipe pedagógica também resolveu criar páginas no Facebook e no Instagram, além de um grupo de Whatsapp reunindo pais e responsáveis. A intenção é que toda a comunidade escolar tenha acesso às atividades que as professoras estão preparando. Kátia Henriques, mãe da Maria Luísa e do Miguel, alunos da Emei Maldonado, conta que por mais que o período seja delicado, a escola tem dado todo o suporte necessário para as famílias. Ela destaca: “nessas páginas, vão ser criadas atividades lúdico-pedagógicas para as crianças, baseadas, principalmente, nos projetos desenvolvidos em cada sala de aula. Os alunos vão ter acesso, vão poder assistir e reproduzir em casa com as famílias”

A Emei Palmeiras também apostou nas mensagens e vídeos na plataforma Instagram. A diretora da unidade, Luciana da Costa Diniz, conta que o objetivo é não deixar que aconteça uma quebra nos laços afetivos dos alunos com a equipe de professoras. Além dos vídeos da equipe pedagógica, algumas famílias também gravaram com as crianças e enviaram recadinhos para os colegas.

Outra iniciativa foi da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Leblon, que desenvolveu o Projeto Reinventar para cuidar dos vínculos com a comunidade escolar nesse período. No projeto foram criados alguns recursos para que as famílias continuem tendo um diálogo com a escola, como faixas afixadas em frente a estabelecimentos com mensagens da escola, disponibilização de recursos pedagógicos virtuais, um folhetim impresso e a criação de páginas em redes sociais, além de um site e um programa na Web Rádio Clic FM.  A Diretora da Emef Jardim Leblon, Maria Helena, explica: “essas iniciativas têm o objetivo de criar laços afetivos com as famílias neste momento tão triste de afastamento e para que as crianças não percam o vínculo com a escola”.

Quem também apostou no programa pela Web Rádio Clic FM foi a Emei Sarandi. A programação especial foi desenvolvida junto com a equipe pedagógica da escola. A Diretora da unidade, Mariana Marques, acredita que é necessário acessar as nossas memórias afetivas para nos mantermos conectados com as nossas raízes. Ela afirma: “utilizamos a rádio como meio de ativação das memórias, por meio da música, que nos cercam na Emei e no nosso cotidiano”. A mãe de uma das crianças atendidas da Emei Sarandi, Andréa Cardoso, conta que foi uma atividade diferente para os filhos pois eles não tinham o costume de ouvir rádio e foi um momento que pôde ser vivido em família: “tivemos a oportunidade de resgatar memórias. Foi muito gostoso vê-los experimentar a expectativa de ouvir os colegas, os professores e a si próprios.”  Uma professora da escola, Helem Patrícia, que tem dois filhos que também estudam na Emei, afirma que as suas crianças se divertiram bastante dançando as músicas que fazem parte da rotina da escola: “foi prazeroso sentir que mesmo distantes estamos conectados”.

Essa conexão também faz toda a diferença para a equipe da Inova BH. A Auxiliar Administrativa da Emei Lindéia, Sarah Aparecida, conta que sua escola também adotou estratégias digitais, como a produção de vídeos e a realização de videoconferências, e que elas amenizam a saudade das pessoas queridas, ajudando a relembrar os momentos que foram vivenciados durante o ano letivo.

Por mais que essas iniciativas sejam importantes para manter a união da comunidade escolar, os relatos mostram que nada substitui as aulas de forma presencial, o carinho, o afeto e o contato físico com os professores e os funcionários da escola. A mãe de dois alunos da Emei Maldonado, Kátia Henriques, afirma que o contato social, com a professoras e as outras crianças, desenvolve vínculos afetivos maiores e contribui para um processo de desenvolvimento mais significativo. Essas e outras iniciativas são algumas formas que foram encontradas para manter todos unidos enquanto as aulas físicas e presenciais não retornam, mas a verdade é que estamos todos ansiosos para que este momento passe e para que as escolas fiquem cheias de amor novamente.