Já estávamos com saudade do barulho e da agitação das crianças e jovens que frequentam as unidades escolares da parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Inova BH, mas enfim a espera acabou, eles voltaram! No dia 5 de fevereiro as escolas ganharam vida novamente com o início do ano letivo de 2018. As Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) receberam os estudantes de braços abertos para mais um ano de muito aprendizado.

No caso das Umeis, os primeiros dias são de adaptação. As crianças frequentam a unidade em horário reduzido, para que comecem a se acostumar com a escola, com a sala e com os professores. Nesse período inicial os pais podem entrar com os pequenos na sala de aula e ficar um pouco com eles, para ajudar a tranquiliza-los. Mesmo as crianças que já estavam na escola no ano anterior passam novamente por esse período de adaptação, pois a sala é nova e o professor normalmente também muda.

Mas, com o tempo, todos se adaptam muito bem. Alegres, querem mais é brincar no parquinho e nem sentem mais a falta dos pais. Já vão logo se enturmando com os colegas! Toda essa alegria é compartilhada com os funcionários que trabalham na escola: professores, auxiliares, cantineiras e também com a equipe de limpeza.

No caso da Maria Lúcia Lima de Faria, Auxiliar de Serviços Gerais que trabalha na Umei Lindeia, os olhos chegam a brilhar quando o assunto é o retorno das crianças: “no final do ano é bem triste, porque muitas crianças estão indo embora. A gente fica emocionada com a despedida das crianças de cinco anos que estão indo para outras escolas. Mas no início do ano é muito gostoso ver o tanto de criança nova e as outras crianças voltando”, explica. “A gente também se apega a elas, pois acompanhamos o ano inteiro as atividades delas.  Essa semana mesmo eu assustei quando vi as crianças que no ano passado eram os bebês do berçário e esse ano já estão grandes, comendo no refeitório”, conta, com alegria, Lúcia. E é assim, com muita alegria e expectativa, que esperamos que o ano seja de muito crescimento para as crianças e jovens e também para todos os profissionais que trabalham para que as escolas sejam um ambiente de muito aprendizado.