Com cuidado e seguindo os protocolos e procedimentos criados pela Prefeitura de Belo Horizonte, escolas da PPP volta a receber as crianças

Crianças de volta nas escolas!

Neste mês de maio, em Belo Horizonte, a Educação Infantil foi autorizada, pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), juntamente à Secretaria Municipal de Educação (SMED) e à Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a voltar com as atividades presenciais. O Inova BH informa deste mês é um especial feito para explicar o passo a passo dessa retomada tão importante para a comunidade escolar. Leia abaixo um pouco sobre o processo.

Alguns meses antes…

Muita gente não sabe, mas o processo de volta às aulas para as crianças de Belo Horizonte se iniciou há alguns meses. A Inova BH e a Prefeitura de Belo Horizonte, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretária Municipal de Saúde, redesenharam as rotinas e os processos das escolas baseados nos novos protocolos para o enfrentamento ao Coronavírus. O Gerente de Operações da Inova BH, Fábio Storti Lago, conta que as Auxiliares de Serviços Gerais, as Auxiliares Administrativas, a equipe de Portaria e a equipe de Manutenção receberam treinamentos online e in loco para deixar tudo preparado para o retorno da equipe pedagógica e das crianças no novo cenário.

Depois dos treinamentos feitos, foi hora de reorganizar os espaços respeitando as regras de distanciamento social.  Quem conta como foi esse processo é a Auxiliar Administrativa da Emei Itaipu, Josiane Flausino: “mudamos a disposição das salas de aula, isolamos alguns espaços e fizemos demarcações seguindo as orientações que foram repassadas. Com o apoio da Inova BH e da direção da escola, foi mais tranquilo do que imaginávamos que poderia ser. Tivemos bastante suporte e continuamos atentas às mudanças e às novas informações que chegam”.

A equipe pedagógica das escolas também se preparou muito para que o retorno fosse o mais seguro possível para todos. “A direção e toda a equipe se prepararam com muita dedicação e empenho para esse retorno. Inegável são os nossos temores e preocupações, mas estamos vencendo dia a dia, com bastante cuidado, diligência e responsabilidade. Afinal de contas, ‘o caminho se faz caminhando’”, é o que afirma a Diretora da Emei Maldonado, Alessandra Cardoso.

Volta às aulas

Alessandra conta que o retorno das aulas presenciais na Emei Maldonado foi recebido pelas famílias e pelas crianças com grandes expectativas e muita alegria. Até a data do fechamento desta matéria, a escola estava atendendo 103 crianças frequentes. Uma das professoras da Emei Maldonado, Kátia Freitas Henriques, afirma que, por já conhecer a forma com que a Emei trabalha, sabia que a volta seria organizada: “quando retornei para o primeiro dia de atividades presenciais encontrei uma escola limpa, preparada, qualificada e sinalizada para receber toda a comunidade escolar”. E ela afirma que se surpreendeu positivamente com a adaptação das crianças e que, para elas, seguir as restrições não tem sido difícil. Kátia, que além de professora também é mãe de crianças que estudam na Emei, está muito orgulhosa por toda a preparação e cuidado em um momento tão desafiador.

E tem mais família contente com a volta às aulas. A Giselle Santana Barbosa, mãe de uma das alunas da Emei Maldonado, explica que se sentiu muito segura em mandar a sua filha de volta para a escola. Ela conta que todos os procedimentos de segurança têm sido seguidos e que a escola está inteiramente à disposição para sanar quaisquer dúvidas que possam surgir ao longo desta nova caminhada. Para ela, a maior recompensa é receber a criança feliz no final do horário escolar. Para aquelas famílias que optaram por não mandar as crianças para a escola no momento, o envio de atividades para serem feitas em casa continua sendo feito e algumas aulas ainda acontecem de forma online.

A equipe da Inova BH também se animou com a volta das crianças depois de tanto tempo com os parquinhos vazios. A Auxiliar de Serviços Gerais da Emei Xodó Marize, Lúcia Bicalho, conta que está sendo uma alegria ter os pequenos de volta e que se sente muito feliz em trabalhar no mesmo ambiente que as crianças. A Auxiliar de Serviços Gerais da Emei Nova Iorque, Veridiana Florentino de Abreu, conta que a rotina não é mais a mesma, mas a volta foi muito boa para as crianças.

E o processo continua

No dia 25 de maio, foi anunciado pela Prefeitura de Belo Horizonte o cronograma de vacinação para os trabalhadores da Educação Infantil (creche de 0 a 3 anos e pré-escola de 4 a 5 anos). Esse é mais um passo para garantir a segurança de toda a comunidade escolar na volta às aulas. A Inova BH continua, mais do que nunca, atenta a todas as atualizações dos procedimentos de enfrentamento ao Coronavírus. Desejamos um retorno seguro e tranquilo para a volta às aulas.