Finalizamos mais um Desafio do Bem superando todas as expectativas. A arrecadação de brinquedos novos para crianças em situação de vulnerabilidade social  alcançou quase o triplo da meta estipulada. A proposta era arrecadar 200 brinquedos novos , mas a equipe da Inova BH, em parceria com a equipe da Saúde BH, e juntamente a seus parceiros e amigos, conseguiu arrecadar 525 brinquedos.

A Auxiliar Administrativa da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Diamante, Maria Elizanja, representante da equipe que ficou em segundo lugar na arrecadação total, conta que, quando soube do desafio, focou em quem estava dentro da escola: “como o contato com as famílias está restrito por conta da prevenção ao coronavírus, fui de porta em porta nas salas de aula convidando as professoras para participar. Tive adesão de toda a equipe pedagógica”. Maria Elizanja relata que muitas pessoas perguntavam para ela o que ganhariam com a doação e a sua resposta era sempre a mesma: “o maior prêmio é o tamanho do sorriso da criança que ganha o presente”. Foi assim que a equipe da Emei Diamante arrecadou 61 brinquedos no total.  A Emei Sarandi, equipe que ficou em terceiro lugar no ranking de arrecadação, com 60 brinquedos doados, também contou com a participação da coordenação e da direção da escola para arrecadar os brinquedos. A Auxiliar Administrativa da unidade, Angelita Batista, explica que a equipe pedagógica da escola sempre abraçou os Desafios propostos pela Inova BH.

Entretanto, o objetivo só pôde ser alcançado e quase triplicado com a ajuda de cada uma das pessoas que conseguiram doar, mesmo que apenas um brinquedo. Somente com a soma de cada uma das pequenas ações é que conseguimos chegar a resultados tão expressivos. A Técnica de Enfermagem da Inova BH, Ana Paula Oliveira, participou do Desafio e doou um brinquedo. Ela conta que estava com receio de participar por acreditar que sua doação não faria diferença.Mas ao imaginar a tristeza de uma criança que não ganharia nenhum presente no Dia das Crianças, seu pensamento mudou: “às vezes, aquela criança que foi presenteada com a minha doação não ganharia nada. Com pouco, eu consegui fazer feliz uma criança, e isso já fez a diferença na vida daquela família”.

A equipe que ficou em primeiro lugar no ranking foi a Emei Califórnia II, com 86 brinquedos arrecadados. A Auxiliar Administrativa da unidade, Gladys Fernandes, explica que a equipe não esperava que alcançar o primeiro lugar nesse Desafio: “quando foi lançado o Desafio abraçamos a causa com muito carinho. Cada integrante se empenhou em doar uma quantidade de brinquedos de acordo com as condições que tinha. Não esperávamos ser o destaque, já que a nossa ideia era apenas contribuir”. Ela conta que sente muito orgulho em fazer parte de uma equipe que tem um coração tão generoso. Ao todo, os 525 brinquedos foram distribuídos para as crianças de nove instituições sociais da região Metropolitana de Belo Horizonte: Itaka, ASPRECAM, Fundação Vincintin, Instituto Gil Nogueira, Instituto Citadelle, Escola Nave, Conexão do Bem, Instituto Esperança e Projeto Rumo Certo.

E não pense que acabou! O próximo Desafio do Bem já foi lançado e estamos, literalmente, correndo atrás da nossa meta. Nesse Desafio, a proposta é um pouco diferente: vamos nos movimentar para ajudar uma instituição social. A cada 1 quilômetro percorrido por corrida ou caminhada, R$5,00 serão doados para uma instituição social. Em homenagem ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul a instituição apoiada será o Lar Teresa de Jesus, que acolhe pacientes em tratamento contra o câncer. Para participar, basta fazer parte do nosso Desafio no aplicativo Strava. Para ser convidado para o desafio, siga o perfil Desafio Inova BH e Saúde BH dentro do Strava. A partir daí, é só registrar suas atividades pelo aplicativo. A nossa meta é alcançar 1400 quilômetros até o dia 05 de dezembro. E aí, contamos com a sua participação?