Neste mês, os colaboradores da PPP se engajaram em atividades de apoio à campanha mundial do Novembro Azul, que reforça a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a saúde do homem.
A Inova BH promoveu aos integrantes um momento de conscientização por meio de uma palestra ministrada pela enfermeira Priscila Sena Lopes, no dia 13. Priscila chamou a atenção dos colaboradores para a necessidade de realizar exames rotineiros, como o de colesterol, diabetes e pressão, para se manterem informados sobre seus estados de saúde. A enfermeira também reforçou a importância de deixar de lado os preconceitos gerados por crenças populares, sem fundamento científico, sobre a saúde masculina, e incentivou e aconselhou os participantes homens a cumprirem com a agenda de exames preventivos contra o câncer de próstata, e a adotar medidas de prevenção à doença, como praticar atividades físicas regularmente, manter o peso ideal e uma alimentação equilibrada.
Tudo isso colabora para a prevenção desse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), e, mais do que qualquer outro tipo, é um câncer que atinge a terceira idade, ou seja, a partir dos 65 anos.
Além de entenderem a importância de seguir as recomendações dadas pela enfermeira e fazer exames anuais de dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) e de toque retal a partir dos 50 anos, ou 45 anos em casos de histórico familiar com a doença, os colaboradores entenderam que também é importante evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas. Já para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que aumenta significantemente as chances de cura, aprenderam que é essencial se atentar aos seus sinais e saber identificar seus sintomas, que incluem dificuldade de urinar, presença de sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite.
A Inova BH está feliz em cumprir seu dever de zelar pela saúde dos membros de seu time, e agradece a todos pela participação nas atividades de promoção da campanha Novembro Azul. Reforçamos aos nossos colaboradores homens que cuidar da própria saúde é uma forma de cuidar de quem amamos. Os exames preventivos podem salvar vidas!