No dia 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Em um gesto de inclusão e respeito, as escolas da Parceria Público-Privada (PPP) organizaram ações pedagógicas junto das crianças para ensinar a elas como é importante respeitar as diferenças.

 As crianças foram convidadas a preparar desenhos e peças de colorir sobre o Autismo, que foram depois expostos nas[NB1]  escolas. As obras das crianças foram acompanhadas de frases como “o autismo é parte desse mundo, e não um mundo à parte”; e “o Autismo não é uma doença: é uma diferença, e nas nossas diferenças, somos todos iguais!”

Além das expressões artísticas, as crianças também participaram de leituras e discussões do livro “Meu amigo faz iiiii”, que aborda de maneira sensível o acolhimento e a inclusão de colegas com Autismo. Essas atividades não apenas promovem a compreensão sobre o Autismo, mas também reforçam valores fundamentais de respeito à diversidade e empatia.

Essa iniciativa das escolas da PPP destaca o compromisso contínuo com a promoção de uma cultura de inclusão e respeito, onde as diferenças são valorizadas e celebradas. Esses esforços são essenciais para criar ambientes educacionais acolhedores e inclusivos, onde cada criança se sinta aceita e valorizada por quem é – e onde os colegas disponham do conhecimento para entre si de forma harmônica e agregadora.


expostas nas escolas. [NB1]

Explico: as escolas da PPP têm algumas restrições com a ação de pendurar materiais nos corredores, para não prejudicar a manutenção. Algumas escolas fazem de forma correta, outras não. Para evitar dupla interpretação entre as escolas, que podem achar que é permitido pendurar, talvez de forma incorreta, melhor não utilizar essa palavra.