A Inova BH defende há dez anos a Participação Público Privada como o melhor instrumento para expandir e melhorar a educação pública e a infraestrutura social no Brasil. Os motivos são conhecidos: o custo da obra por aluno é mais vantajoso, o poder público obtém o financiamento de longo prazo da iniciativa privada para prestação do serviço à população, reservando no caixa recursos para realização de outras prioridades. No caso da educação, a direção das escolas ainda ganha um tempo precioso para as atividades pedagógicas, antes consumido na manutenção e limpeza. Sim, porque o trabalho de zeladoria fica sob responsabilidade do parceiro privado.

            Se as PPPs já são, por si só, um modelo de sucesso em boa parte do mundo, a adoção dos princípios da gestão por propósito pela empresa concessionária acrescenta mais atributos ainda à prestação do serviço ao público. No caso da Inova, o propósito escolhido pela empresa na gestão das escolas que construiu e mantém, na parceria com a prefeitura de Belo Horizonte, é levar dignidade ao cidadão e ajudar a transformar os indicadores de qualidade do ensino público da cidade. Para atingir esses objetivos, é fundamental a qualidade das nossas entregas. Ou seja, o propósito nos torna mais eficientes e atentos a cada dia, mais ainda do que prevê o contrato.

Não por outro motivo, a comitiva do governo de Tocantins e da prefeitura de Palmas, a exemplo de outras tantas de várias regiões do Brasil, veio ver de perto um caso pioneiro de sucesso em PPP, reconhecido nacionalmente. Essas visitas reforçam em nós a convicção de que estamos no bom caminho.