InovaBH desenvolve campanha antisuicídio com os colaboradores
“A Inova BH encontra-se à disposição de nossos colaboradores para ouvi-los e dar o amparo necessário. Sabemos que falar sobre o suicídio não é fácil, mas precisamos estender a nossa mão[…]” – MATEUS ADRIEL
No último mês, a InovaBH realizou a campanha do Setembro Amarelo. O Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo, e tem como objetivo desconstruir os preconceitos em torno do ato de pedir ajuda quando uma pessoa considera atos suicidas e automutilação.
Pensando em como implementar uma campanha tão relevante, o Setor de Saúde da InovaBH desenvolveu uma série de ações e momentos junto aos colaboradores para promover a conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
Uma das ações envolveu a criação de opções de cumprimento na entrada da empresa. Os colaboradores podiam optar entre serem recebidos com um aperto de mão, um abraço, um toque ou um sorriso. O objetivo por trás dessa ação era estimular o contato entre os colaboradores InovaBH e tentar promover mais empatia e atenção aos sentimentos alheios. Como complemento à dinâmica, cada colaborador que escolhia uma das opções disponíveis recebia o cumprimento e uma bala, para já começar o dia com um pouco mais de açúcar e leveza.
Além disso, houve uma palestra sobre o tema de prevenção do suicídio e quebra de estigmas sobre a busca de ajuda no momento do Diálogo Semanal. Depois da palestra, foi feita uma dinâmica em que os colaboradores presentes na palestra eram estimulados a abraçar as pessoas ao seu lado. Nas palavras de Ana Luiza, do setor de Medicina do Trabalho, “foi uma experiência bem marcante e pude me sentir abraçada, incluída, ouvida e pude trazer à memória um assunto tão importante quanto é a prevenção ao suicídio”.
Mateus Adriel, do setor de Segurança do Trabalho, reforça também que para além dos canais internos da InovaBH, há um canal oficial de ajuda para pessoas que contemplam o suicídio: o número 188. A central de atendimento é mantida pelo Centro de Valorização à Vida (CVV). A ligação é gratuita, e o número opera 24 horas por dia, 7 dias por semana. O CVV também atende por e-mail, chat e ligações digitais por aplicativos como WhatsApp e Zoom. Os profissionais voluntários do CVV estão sempre preparados para confortar aqueles que acionam esses canais e auxiliar no enfrentamento de pensamentos negativos e suicidas.