No mês de maio e de junho aconteceram várias comemorações em celebração à família nas escolas da Parceria. O intuito desse momento é convidar os familiares para que participem do processo de aprendizagem das crianças dentro das escolas.

A Festa da Família na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Palmeiras teve como tema a celebração da diversidade. O Diretor da unidade, Ronaldo Estevão dos Reis, explica que a escolha desse tema se deu pela importância de conversar sobre as diversas configurações de famílias que existem. “Aquele ideal de família tradicional não é a realidade da maioria das crianças. Cada família se apresenta de uma forma e é importante naturalizar isso”, explica Ronaldo.

Ele também conta que, por conta da pandemia, muitas famílias deixaram de frequentar o espaço escolar e que é necessário resgatar essa presença dos familiares. Para isso, os pais foram convidados a participar de forma ativa na Festa da Família, ajudando nas oficinas. Tamiris Rodrigues, mãe do Tomás e da Maria Elisa, alunos da Emei Palmeiras, não pensou duas vezes antes de se inscrever para cantar na festa: “imaginei que seria legal para as crianças terem contato com a música. Tenho certeza que meus filhos vão se lembrar desses momentos e é isso que quero deixar para eles, boas memórias da infância”.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Doutor Júlio Soares também aconteceu uma festa em celebração à diversidade nas famílias. Com o tema “Quem cuida de mim”, a festa contou com mais de 600 familiares. A Auxiliar Administrativa da unidade, Alana Virgínia, explica que esse foi o 1° evento pós-pandemia e que gostou muito de participar dessa festividade. Ela conta que a Banda da Guarda Municipal esteve presente e que aconteceram apresentações de capoeira, dança e percussão dos alunos da escola integrada. Para ela, foi uma alegria estar na presença dos pais e de poder celebrar o retorno das comemorações na escola. Também aconteceram festas em outras Emeis da Parceria, conforme vocês podem conferir nas fotos abaixo.

Tem algo legal que queira compartilhar ou quer ver a sua escola aqui no Inova BH Informa? Entre em contato com o setor de Comunicação da Inova BH e conta para a gente. Ficaremos muito felizes em poder compartilhar as ações com as outras 51 escolas da Parceria.