Quem segue nossas redes sociais já sabe: rolou mais uma edição do Concurso de Melhoria Contínua. O concurso tem o objetivo de abrir espaço para novas ideias que possam melhorar o desempenho e o ambiente de trabalho da Inova BH e da Saúde BH, ambas empresas da Transpes, na prestação dos serviços. Os integrantes inscreveram ideias individuais e em grupo , com sugestões de melhorias que facilitariam o trabalho de todos e ainda trouxessem mais satisfação para o nosso cliente. Como explica o Diretor Presidente da Inova BH, Ruz Gonzalez, “somos empresas pioneiras em Parceria Público Privada nas áreas de educação e saúde, por isso a inovação está em nosso DNA”.

A ideia vencedora dessa edição foi a “Implementação do checklist de avaliação das unidades do contrato em formulário online”, inscrita pelos integrantes do setor de Qualidade: Louise Rachi Vartuli, Luiza Marta de Mello, Marcus de Carvalho Leandro e Pamela Rapahela. Hoje, todas as escolas e centros de saúde das parcerias passam por uma periódica e extensa avaliação de qualidade. Até então essa avaliação era feita por diversos checklists impressos. Com a ideia vencedora, esses processos passam a ser automatizados, gerando mais agilidade na compilação das informações e uma grande diminuição no uso do papel. A Supervisora de Qualidade, Luiza Mello, explica que “a ideia surgiu da necessidade de ganhar mais tempo na execução dos checklists e para contribuir com a redução de consumo de papel”.

Não podemos deixar de citar a segunda e a terceira colocação, porque a decisão do Comitê Avaliador foi acirradíssima. Em segundo lugar ficou a ideia da Iara Rodrigues, João Paulo Macedo, Raíssa Alves e Stéphanie Bollmann, que sugeriram a criação de um ambiente online de Comunicação. Uma espécie de Rede Social Corporativa para concentrar todos os comunicados, campanhas, ações e atividades desenvolvidas pelo setor de comunicação e outros da empresa. A ideia foi liberada para realização de estudos e posterior implantação.

Em terceiro lugar ficou a ideia sugerida pelas integrantes do Setor Financeiro: Ariane Larissa, Hendiel Feitor, Jessica Maressa, Lorena Souza, Luciana Pego, Mirian Lucia e Raphaela Martins, de que os pedidos de compra e a aprovação, procedimentos importantes para o setor, possam ser realizados pelo Protheus Mobile, um aplicativo para celular, o que tornaria o processo bem mais ágil. A ideia também foi liberada para execução.

Além das três primeiras colocações, todas as ideias inscritas tiveram um retorno do Comitê Avaliador sobre a implementação ou não da sugestão de melhoria. Algumas foram liberadas para serem executadas, outras foram classificadas com potencial de implementação, mas que precisam de mais estudos antes de serem liberadas, e algumas não foram selecionadas nessa edição por serem inviáveis no momento. Confira abaixo o depoimento de representantes das equipes que ficaram em segundo e terceiro lugar.

Iara Rodrigues – Auxiliar de Atendimento

“Participar do concurso e ficar em segundo lugar dentre tantas ideias com grande potencial foi satisfatório. A ideia partiu da percepção de que praticamente tudo é divulgado por meio das redes sociais. Ter uma rede social corporativa, onde os integrantes da Saúde BH e da Inova BH possam se comunicar, se relacionar e ficar atentos aos comunicados de forma ágil, será interessante a todas as partes. A segunda colocação é uma vitória de todos envolvidos e já estamos ansiosos para ver na prática a ideia. Contamos com a interação de todos”

Jéssica Maressa – Analista Fiscal

“Entendemos o Concurso de Melhoria como um projeto para implementação de processos que reflitam positivamente na empresa, seja no campo operacional, sustentável ou pessoal. Com esse intuito, o Setor Financeiro, após análise de alguns processos internos que atingem toda a empresa, apresentou a ideia de aprovação de pedidos de compra via Protheus Mobile, disponibilizado nos celulares corporativos. Tal processo irá acelerar as aprovações, trazendo agilidade nos processos de compras, pagamento e identificação do custo ocorrido dentro do mês e garantirá maior fidedignidade temporal das informações e operações”