Outubro Rosa é o mês símbolo da prevenção ao câncer de mama. Nesse período temos várias campanhas e ações para a conscientização das mulheres na prevenção dessa doença que é a maior causa de mortes por câncer em mulheres no Brasil. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são grandes. Por isso é tão importante ter um mês dedicado à conscientização e à prevenção.

Na Inova BH, aproveitamos o período para promover ações como a palestra conduzida pelo Médico Oncologista do Grupo Oncomed, Leandro Alves, e o Momento Reflexão, em que um representante do Instituto Lar Teresa de Jesus, uma casa que acolhe pacientes na luta contra o câncer, explicou um pouco sobre a instituição e sobre como ajudar os acolhidos. Também houve a distribuição das fitas da consciência, nos tons de rosa e azul, símbolo da luta contra o câncer de mama e câncer de próstata. Apesar de o foco da campanha acontecer no mês de outubro, ações que priorizam a saúde de nossos colaboradores são realizadas durante o ano inteiro.

 A Auxiliar Fiscal da Inova BH, Raphaela Martins, que participou das atividades de conscientização promovidas pela Inova BH, já teve um caso de câncer de mama na família e reforça a importância de que essa conscientização aconteça o ano todo: “as mulheres não têm câncer só em outubro. A saúde tem que ser prioridade sempre”.

Por isso, cuide-se! A maior parte dos casos de câncer de mama é descoberto pelas mulheres por meio do autoexame de toque. Você, mulher, fique atenta, a principal forma do câncer de mama é o nódulo (caroço) endurecido, fixo, e geralmente indolor, na região dos seios, pescoço ou axilas. Mudanças bruscas no tamanho dos seios e dos mamilos, saída espontânea de líquidos dos mamilos e pele da mama vermelha também podem ser sinais de alerta. Além do toque, a mamografia é um exame que pode ser feito de rotina para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas. Consulte o seu médico regularmente e se atente aos sinais que possam indicar o câncer de mama. A prevenção é o melhor caminho!