Dia 15 de Outubro é uma data especial para nós: é quando celebramos o Dia dos Professores. Um dia feito para homenagear aqueles que transformam vidas por meio da educação. Os professores estão presentes na educação desde os primeiros anos de nossas vidas, por meio da educação infantil, na juventude, com o ensino fundamental e o ensino médio, e também na vida adulta, seja no ensino superior ou na Educação para Jovens e Adultos (EJA). É o profissional que forma todos os outros profissionais.

Mas o papel do professor não se resume ao que normalmente esperamos da educação formal. A Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nova Iorque, Adriana Araújo, conta que, na vida da criança, o professor vai além da Proposta Curricular. Ele é essencial na formação de sujeitos respeitosos, críticos e reflexivos. Para Adriana, é necessário valorizar e respeitar esses profissionais que têm a missão de educar e acreditam no poder transformador da educação. São os professores que cultivam nas pessoas a curiosidade e a vontade de aprender.

Para chegar na sala de aula e propiciar o aprendizado dos alunos, os professores passam por uma formação criteriosa. São anos de estudos e preparação para desempenhar essa função. Cada atividade e ação desenvolvida em sala de aula tem um objetivo específico. A Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Solar Rubi, Ludmila Teixeira, conta que muitas vezes as pessoas pensam que ser professor é não ter opção na hora da escolher a profissão. Ela, que além de diretora também é professora, explica que se realiza profissionalmente ao ver os alunos nos espaços da escola: “esse lugar só existe porque temos a eles”.

Os professores ainda encontram várias dificuldades para o cumprimento das suas funções, como a evasão escolar, a falta de interesse por parte do aluno e da família e, por vezes, a falta de infraestrutura de qualidade em algumas escolas. Professora da Emei Nova Iorque, Sheila da Silva Leôncio conta que, apesar das dificuldades que existem, é muito gratificante ver um aluno se superando: “quando observamos que um aluno se desenvolveu a partir de um trabalho que foi feito exclusivamente para ele, ficamos muito felizes”.

Para o dia 15 de outubro, uma das formas que a Inova BH encontrou para homenagear os professores foi entregando flores para os profissionais que fazem florescer as sementes do futuro. Mas a nossa homenagem acontece também todos os dias, por meio da prestação dos serviços de apoio e a entrega de infraestrutura de qualidade nas escolas da Parceria para que as equipes pedagógicas possam focar integralmente no ensino e fornecer educação de qualidade para mais de 25 mil crianças em Belo Horizonte. Parabenizamos mais uma vez todos os professores pelo seu dia e desejamos um futuro em que a educação possa ser cada vez mais transformadora.

Dia 15 de outubro também é Dia da Auxiliar Administrativa

Além de ser o Dia dos Professores, 15 de outubro também é Dia das Auxiliares Administrativas. Enquanto os professores cuidam da parte pedagógica nas 51 escolas da Parceria, as Auxiliares Administrativas cuidam da estrutura física da unidade escolar em uma relação baseada no diálogo, no respeito e no acolhimento.

“Aqui na escola estamos sempre juntos nas decisões diárias. Parceria é o nome que nos define. Sem o apoio um do outro, não conseguiríamos executar com tanta maestria o nosso objetivo comum, que é participar ativamente da educação de crianças, jovens e adultos. Por coincidência, ou não, o Dia do Professor e da Auxiliar Administrativa acontecem na mesma data. Para nós, isso faz bastante sentido, porque estamos sempre apoiando um ao outro para alcançar uma educação de qualidade para as crianças”, conta a Auxiliar Administrativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Vitória, Maura Lana. “Cada um oferece o seu melhor, a Maura na administração física da unidade, e nós, professores, no pedagógico”, explica o professor e coordenador da Escola Integrada da Emef Jardim Vitória, Valdeci de Campos França, “Assim conseguimos alcançar o potencial máximo de ensino e aprendizado dos alunos”, finaliza Valdê, como é carinhosamente chamado por todos da escola.