Para fechar o ano de 2020 com chave de ouro e iniciar 2021 em grande estilo, a Inova BH foi agraciada com duas premiações: o Selo Empresa Amiga, do Instituto Mano Down, e o Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos, sucursal Minas Gerais (ABRH-MG). Os prêmios reforçam todo o empenho feito pela equipe durante o ano e demonstram, mais uma vez, a excelência da Inova BH na prestação de serviços no modelo de Parceria Público Privada.

O Selo Empresa Amiga, do Instituto Mano Down, é oferecido a instituições que se comprometem com iniciativas para a inclusão de pessoas com deficiência. Para participar do prêmio, as empresas precisam cumprir quatro critérios: promoção da diversidade, ações voluntárias, investimento social e oportunidades de contratação de profissionais com deficiência. “Reconhecer que cada pessoa tem suas necessidades peculiares e que essas necessidades devem ser respeitadas é um sinal de que você é aberto à diversidade. E isso nós vivemos diariamente na Inova BH. É gratificante estar à frente de uma equipe que valoriza o ser humano”, conta a Gerente de Gestão de Pessoas e SSTMA, Flávia Castro. A Auxiliar Administrativa da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Alto Vera Cruz, Ana Carolina Silva, conta que trabalhar na Inova BH fez com que ela se tornasse uma pessoa mais empática: “sabemos que precisamos valorizar o outro, mas a questão que fica é de como fazer isso. A Inova BH está sempre nos lembrando o quão importante somos e o valor que nosso trabalho agrega na vida da comunidade escolar”.

Pelo segundo ano consecutivo, a Inova BH também foi agraciada pelo Prêmio Ser Humano, ofertado pela ABRH-MG. No ano de 2020, a empresa foi premiada na categoria Administração, com o projeto “RH Online, RH Aberto”. O projeto veio para transformar alguns processos do setor de Recursos Humanos, como a folha de ponto e o contracheque, para o formato digital. Alguns outros processos, que antes eram feitos em meios físicos, já estão funcionando de forma digital, como a Pesquisa de Satisfação do Integrante e a Entrevista de Desligamento. Outros formulários e comunicados também começaram a ser enviados de forma online, facilitando o acesso remoto da equipe a informações importantes. Flávia Castro explica que muitos setores saem ganhando com essas mudanças: “há a redução das impressões e consequentemente a diminuição de resíduos sólidos gerados, impactando na sustentabilidade. Além disso, o diálogo entre os setores e o RH se torna mais ágil e transparente. É uma mudança em que todos saem ganhando”.

E a equipe da Inova BH se orgulha das premiações, como é o caso da Auxiliar de Serviços Gerais da Emei Alto Vera Cruz, Cristina Santos. Para ela, os prêmios destacam as mudanças que têm acontecido na cultura da empresa: “os valores que foram definidos pela equipe da Inova BH são colocados em prática diariamente. A Inova BH é aberta ao diálogo e os colaboradores são colocados em nível de igualdade. Somos vistos como pessoas completas, que têm individualidades e sentimentos e, como somos valorizados, passamos isso para todos que chegam”.