O mês de setembro chegou e trouxe com ele o Setembro Amarelo.  A data marca o Mês de Valorização da Vida e da Prevenção ao suicídio. Especialmente durante esse período, somos convidados a refletir sobre a nossa saúde mental e sobre o nosso olhar em relação àqueles que estão a nossa volta. Por isso, a Inova BH preparou uma série de ações para celebrar a data e conscientizar os colaboradores sobre os cuidados com a saúde, tanto física quanto mental.

A campanha Setembro Amarelo, que acontece no Brasil desde 2014, foi proposta pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). As ações de valorização da vida acontecem durante todo o ano, mas como o dia 10 de setembro foi escolhido oficialmente como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o reúne uma série de ações para chamar mais atenção para a temática. No Brasil e no mundo, o suicídio é uma das principais causas de mortalidade e o intuito da campanha é divulgar informações, acolhimento e direcionamento para que o número de casos diminua cada vez mais.

A maioria dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, como depressão e transtorno bipolar, e abuso de substâncias. Se você é a pessoa que está passando por problemas, saiba que pedir ajuda é um ato de amor a você mesmo e a todos que estão ao seu redor. Entender que você pode e deve procurar ajuda é um dos pontos mais importantes para cuidar da sua saúde mental.

A Auxiliar Administrativa da Emei Nova Iorque, Rosemary Santana, passou por um processo de crise que fez com que ela precisasse de ajuda médica. Rosy conta que no trabalho, quando se deparava com algum problema, não gostava de pedir ajuda, pois achava que tinha que resolver tudo sozinha. Essa postura acabou deixando-a sobrecarregada, até que ela chegou no seu limite: “só nesse momento busquei a ajuda da Inova BH. Foi aí que percebi que poderia ter procurado esse auxílio muito tempo antes. Mesmo quando pensei que não daria conta, a Inova BH confiou no meu trabalho e me deu todo o auxílio para que eu prosseguisse com o meu acompanhamento médico e continuasse realizando meu trabalho”, relata Rosy. Para ela, conversar, expor sentimentos e dificuldades ajudam e evitam que cheguemos em situações críticas.

E se você conhece uma pessoa que esteja passando por momentos desafiadores, saiba que existem modos de ajudar. Para começar, sempre fique atento aos sinais e comportamentos de pessoas próximas a você e avalie a situação de forma cautelosa e sem julgamentos. Caso identifique algum sinal, tente amenizar o sofrimento dando apoio para que a pessoa siga os próximos passos e a conscientize sobre a importância de acompanhamento profissional. Para deixar a equipe da Inova BH mais preparada para identificar esses sinais e comportamentos, o setor de Medicina do Trabalho promoveu uma palestra com a Psicóloga Clínica e Hospitalar, Karima Fernanda. Durante a exposição, foram tratados temas de saúde mental e combate ao suicídio.

Parte essencial para o cuidado da mente também passa pelo cuidado com o corpo. Praticar exercício físico ajuda a oxigenar o cérebro e liberar endorfina, processos que geram sensação de bem-estar no corpo. Para proporcionar mais qualidade de vida para seus colaboradores, a Inova BH oferece treinos ao vivo, todo sábado, às 09h, pelo Instagram, com o preparador físico Pedrão Meirelles. Nas próximas páginas você confere um pouco mais sobre os benefícios do exercício físico para a saúde mental. Não deixe de participar das aulas que acontecem semanalmente. Caso não consiga assistir na hora, não se preocupe! As aulas ficam salvas no Instagram da Inova BH.

E as ações para conscientização do Setembro Amarelo não pararam por aí. Tanto no escritório da Inova BH, quanto nas escolas da Parceria, cada um dos integrantes recebeu um balão da vida, que revelava uma frase de apoio. A ação teve o objetivo de levar um pouco de afeto e carinho para a vida de cada um dos colaboradores. Com o lema: “Juntos somos mais fortes. Você não está sozinho”, o evento foi um sucesso e cativou vários integrantes da Inova BH, como foi o caso da Auxiliar Administrativa da Emei Jardim Vitória III, Elaine Silva. Ela conta que a cada desafio, concurso e ação que a Inova BH faz, ela se sente mais próxima e pertencente a uma grande família: “percebemos que a empresa se importa com seu patrimônio humano. A valorização dos integrantes é algo que vivemos no dia a dia. Sou muito grata pelo carinho, respeito e amor que recebo de todos”.

Elaine diz que, mesmo com dificuldades de usar as tecnologias, não deixou de registrar o momento e postar em suas redes sociais. Vários integrantes também registraram a ação e enviaram fotos, como você pode conferir abaixo. Outra novidade foi o Diálogo Semanal de Segurança (DSS), que no mês de setembro tratou de temas ligados à prevenção do suicídio e à valorização da vida. O DSS é um espaço para discussão e reflexão de pautas voltadas para o ambiente de trabalho e o colaborador.

As ações do Setembro Amarelo só reforçam ainda mais a cultura ética, próspera e humana que a Inova BH vem construindo junto a seus colaboradores. Mesmo que o mês finalize, as ações e cuidados com a saúde mental continuam acontecendo durante todo o ano. Se precisar, procure ajuda. Estamos aqui para te dar suporte.