Chegamos à metade do ano e neste mês eu gostaria de usar este espaço para trazer uma reflexão sobre o tempo.  O que é o tempo para você e como você tem gastado o seu bem mais precioso?

Desde cedo aprendemos que há tempo para tudo: para brincar, para dormir, para comer. Na adolescência, temos o tempo dos estudos e o tempo de tomar decisões. Logo mais, quando estamos adultos, vem o tempo do trabalho e das obrigações. E quando somos idosos, o tempo já se foi e tudo o que gostaríamos é que ele se estendesse um pouco mais. E se por um instante você parasse e percebesse que você é o dono do seu tempo?

Ter tempo significa possuir momentos de qualidade com aqueles que você ama, incluindo a sua própria companhia. Entender que o tempo de cada coisa vem e passa é poder ter esperança de dias melhores no futuro. Não podemos nos lamentar pelo tempo perdido, mas podemos decidir o que vamos fazer daqui em diante com aquele que nos resta. Sempre que pensar que já se foram seis meses do ano, pense nos próximos seis que ainda estão por vir e o que você pode fazer para que esses sejam os melhores meses possíveis. Pare, respire, ouça e sinta o que seu coração tem a te dizer.

O segredo para aproveitar o tempo é estar 100% presente nos momentos. Se dedique ao máximo ao seu trabalho, à sua família, aos seus amigos e a todos os outros momentos que exigirem a sua presença. Desligue o celular e saia das telas quando possível. Só assim você irá perceber que o tempo está nas suas mãos e é você quem decide com o que vai gastar. O seu tempo é o seu item mais precioso e ninguém pode tirá-lo de você.

E se eu posso dar uma dica de amigo para uma vida mais leve e tranquila, é que você contemple a natureza. Pare e observe as nuvens, sinta o vento que toca no seu rosto, escute os pássaros e sinta o aroma das flores. Aprecie o tempo de agora e porque ele não volta mais.