Uma coisa é certa: além das medidas de segurança, como a utilização de máscaras e do álcool em gel e a preocupação em se manter o distanciamento social, a vacina contra a COVID-19 é o que pode de fato deter o avanço da pandemia do Coronavírus. Seguindo os critérios do Programa Nacional de Imunização (PNI), todos os profissionais que trabalham na área da educação, dos primeiros aos últimos anos, tiveram a oportunidade de se imunizar neste último mês em Belo Horizonte. O grupo inclui os profissionais que trabalham na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos e na Educação Superior.

Hoje, o efetivo da Inova BH, que possui 522 integrantes, incluindo a equipe de portaria, já teve 82% de todos os seus colaboradores vacinados com a primeira dose da vacina. A Auxiliar Administrativa da Emei Cinquentenário, Luana Aparecida, conta que ela e toda a sua equipe recebeu a imunização: “é essencial que todos se vacinem quando chegar a hora certa. Se imunizar é a oportunidade que temos de cuidar de quem a gente ama”.As equipes que trabalham diretamente no escritório ainda aguardam a sua vez de receber a vacina.

Não podemos esquecer que, quem já se imunizou, não deve deixar as medidas de prevenção contra o Coronavírus de lado. Mesmo vacinado, ainda é possível contrair o vírus e infectar outras pessoas, vacinadas ou não. Só conseguiremos voltar à normalidade com cada um fazendo a sua parte, é o que diz a Técnica de Enfermagem da Inova BH, Ana Paula Oliveira. Ela explica que algumas pessoas estão com medo dos efeitos colaterais da vacina, mas que isso não pode ser impedimento para não se imunizar: “o benefício que a vacina traz para o corpo é muito maior do que os possíveis efeitos colaterais, que passam em alguns dias”. A Inova BH reafirma mais uma vez a importância da vacinação e espera que logo mais possamos voltar a conviver sem a necessidade de tantas restrições.