Você sabia que em 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao trabalho infantil? A data foi escolhida pois foi em 12 de junho de 2002 que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentou o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil.

A data serve para convocar governos e a população em geral, inclusive empregadores e trabalhadores, a se mobilizarem contra o trabalho infantil!

Situações vividas na infância podem gerar traumas irreversíveis. Viver uma infância plena é importante para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, facilitando a construção de uma vida adulta saudável. Por isso o trabalho infantil é uma ameaça a aprendizagem da criança. Fora da escola, a criança se torna mais vulnerável em diversos aspectos, incluindo a saúde, sendo mais exposta à violência, assédio sexual, esforços físicos intensos, acidentes, entre outros.

De acordo com a legislação brasileira, o trabalho executado por pessoa com menos de 16 anos de idade é trabalho infantil e, portanto, ilegal. A exceção é o trabalho a partir dos 14 anos de idade na condição de Jovem Aprendiz.

Mas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) sobre Trabalho de Crianças e Adolescentes (de 2019), no Brasil, estima-se que ainda existem cerca de 1,7 milhão de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

Vamos dar um basta ao trabalho infantil!