Com o intuito de continuar se transformando em uma empresa cada vez mais ética, próspera e humana, a Inova BH inaugurou seu 1° Concurso de Melhoria Contínua. A ação teve o objetivo de abrir espaço para que os integrantes pudessem sugerir ideias que elevassem a qualidade dos resultados obtidos pela Inova BH.

E os colaboradores se empenharam em participar do concurso! Foram feitas, ao todo, 90 inscrições e os times tiveram configurações variadas. Houve inscrição individual, inscrição em grupo e até mesmo inscrição com grupos formados por pessoas de diferentes setores.

Depois que uma comissão formada pelos gerentes Administrativo, Financeiro e de Operação e pelos responsáveis da Qualidade e da Segurança do Trabalho avaliou todas as ideias, a que obteve maior pontuação foi a implementação de um “App para automatização da gestão da frota de veículos”. Coincidentemente, dois integrantes inscreveram a mesma ideia separadamente, sem saberem. O Analista Administrativo da Inova BH, Leonardo Sousa, e o Líder de Manutenção da Inova BH, Cláudio Dias, tiveram a ideia baseada nas suas rotinas dentro da empresa.

Leonardo Sousa é a pessoa responsável pela frota da Inova BH. Ele é quem faz a gestão dos veículos e cuida para que os carros estejam sempre em condições para que os outros integrantes possam prestar os serviços com qualidade. Ele conta que teve a ideia a partir de um outro aplicativo que já é utilizado pelas Auxiliares Administrativas da Inova BH dentro das escolas da Parceria. “Um dos objetivos da Inova BH é a sustentabilidade. Por dia, deixaremos de imprimir dezenas de formulários, diminuindo assim o fluxo de papel que é utilizado”, afirma Leonardo. Além disso, ele explica que haverá mais agilidade e uma menor chance de erro ao inserir as informações, já que o sistema será automatizado. É importante ressaltar que mesmo as ideias que não foram vencedoras estão sendo analisadas pelos gerentes para serem implantadas na rotina da Inova BH.

Já o integrante Cláudio Dias utiliza os carros da frota diariamente para realizar os serviços da área de pintura, da qual é líder e explica que ter o aplicativo facilitará para quem utiliza os veículos e para quem precisa coletar as informações do dia a dia. Ele afirma que achou muito importante ter esse espaço para expor sua ideia: “muitas vezes o funcionário tem uma ideia, mas não fala por ser tímido ou por achar que não tem voz ativa. Ao incentivar, mais ideias irão surgir e assim a empresa vai se reinventando e se reconstruindo”.

A Inova BH incentiva seus integrantes a se expressarem sempre. E quem explica um pouco mais sobre essa cultura é o Diretor-Presidente da Inova BH, Ruz Gonzalez: “na Carta de Valores da Inova BH decidimos, em conjunto, que um de nossos pilares é a Valorização do Ser Humano. Essa iniciativa é mais uma de vários projetos que estamos implantando para que a Inova BH valorize cada vez mais as pessoas, incluindo os próprios integrantes. Ouvir o colaborador é algo essencial, pois a empresa é ambiente orgânico e mutável”.