A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sarandi, fez em outubro um evento chamando Conexões Sarandi: criança, tempo e espaço. O tema central do Conexões foi a criança e suas formas de ocupar os espaços e seu objetivo era trazer à memória aquilo que nos traz esperança para um novo tempo. Foram seis dias de palestras ao vivo e mais de 12 palestrantes conectados em um único propósito: levar formação para as professoras da rede municipal de ensino de Belo Horizonte.

A diretora da Emei Sarandi, Mariana Marques, conta que os temas das palestras do Conexões surgiram das demandas das professoras da unidade. Logo após o levantamento dos temas, a equipe pedagógica se conectou com os colaboradores para que o evento acontecesse. Mariana explica que, todos que se envolveram no processo para que o Conexões acontecesse, participaram de forma gratuita. Ela afirma que isso só foi possível por meio das conexões que ela foi adquirindo ao longo da sua trajetória: “se permita ser conectado e se conectar às diversas pessoas, pois a nossa melhor oportunidade se chama hoje. E nós nos fazemos uns nos outros”.

O que era para ser um evento fechado somente para as professoras da Emei Sarandi virou um evento aberto para toda a comunidade escolar. As palestras aconteceram de forma online e ao vivo, no canal do Youtube da Emei Sarandi, e assim foi possível alcançar diversas pessoas. As inscrições alcançaram um público fora do estado de Minas Gerais.  Além disso também houve palestrantes de outros estados e até mesmo de outros países.

A Coordenadora da Emei Sarandi, Karoline Barbosa, conta que foram feitas em torno de 1000 inscrições no total e que cada palestra contou com cerca de 170 visualizações simultâneas. Ela afirma que participar da construção desse evento foi muito gratificante pois o Conexões se tornou algo histórico: “por meio do Conexões conseguimos trazer um novo olhar para dentro da educação infantil ampliando nossos conhecimentos.  Conseguimos fazer um evento desse porte e sem nenhuma verba, somente através de parcerias”.

Outras escolas da Parceria, como a Emei Santa Branca, também participaram da programação de palestras. O Diretor da unidade, Héber Simey, participou de um diálogo com outros Gestores da PBH, juntamente à Gestora da Emei Ouro Preto, Adriana Gama, e a Gestora da Emei Braúnas, Vera Lúcia Gonçalves.