Em setembro comemoramos uma data muito importante para o calendário das escolas: o Dia Internacional da Alfabetização. A data 08 de setembro foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e tem o objetivo de ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial. A Diretora da Escola Municipal da Ensino Fundamental (Emef) Cônego Raimundo Trindade, Erika Ferreira, define alfabetização como um desenvolvimento: “é o processo pelo qual se desenvolve a habilidade de ler e escrever, inicialmente. Esse processo vai se associando a outros processos e estendendo por toda a vida na medida que outras habilidades são necessárias. Como por exemplo, atualmente, a alfabetização digital”.

A alfabetização é mais do que a aprendizagem da leitura e da escrita. Ela também traz ao indivíduo a habilidade de interpretar textos de forma crítica. A Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Jardim Vitória III, Valéria Schmidt, conta que toda criança, ao nascer, é incluída num fluxo de linguagem. E é nesse fluxo que ela descobre o mundo e constrói seus pensamentos e significados: “ao ser alfabetizada, a criança se torna capaz de ler o mundo com autonomia progressiva”. Valéria também afirma que a alfabetização é um direito que deve ser garantido às nossas crianças: “assim podemos facilitar o acesso a diversos espaços de conhecimento e promover uma sociedade progressivamente igualitária”.

Mas não são só as crianças que passam pelo processo de alfabetização. O programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), presente em algumas Emefs da Parceria, engloba pessoas a partir dos 15 anos que não conseguiram completar a formação educacional quando mais novas. Sempre é tempo de aprender e adquirir novos conhecimentos.