As equipes pedagógicas das escolas da Parceria não estão medindo esforços para manter o vínculo afetivo com a comunidade escolar. Além de grupos de Whatsapp, Instagram, Facebook e site, um outro formato que as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) encontraram para estar um pouco mais perto das famílias foi a criação de canais no Youtube.

A Coordenadora da Emei Serra Verde, Siomara Fonseca, conta que ter o canal facilitou o acesso à comunidade escolar, pois o Youtube é uma plataforma aberta e com um alcance muito grande. Ela também explicou que os vídeos são feitos de acordo com os objetivos de cada turma e que incluem brincadeiras, contações de histórias, música, dança, arte e atividades lúdicas. Siomara também ressalta a importância do papel do professor nesse momento: “estamos passando por um processo de aprendizagem. Conhecer novas plataformas e se reinventar está sendo um grande desafio para todas. Mas, juntas, estamos conseguindo criar um conteúdo interessante para as crianças e para as famílias”.

Outra escola da Parceria que apostou nos vídeos do Youtube foi a Emei Califórnia 2. No canal “Mundo Califórnia 2 – Caixa de brinquedos”, as crianças encontram, de forma adaptada e para fazer em casa, algumas atividades que antes faziam na escola. A Coordenadora da Emei, Maria Cristina Alves, conta que a criação do canal foi feita para que as crianças não perdessem a referência da instituição.  Além disso, ela explica que as crianças podem continuar experimentando em casa um pouquinho do que elas viviam na escola com as professoras, como as histórias, as brincadeiras e os desafios. Ela afirma que o retorno das famílias tem sido bastante positivo e que o canal virou uma referência para a comunidade escolar na busca de atividades para entreter as crianças em casa. O canal também está sendo usado para divulgar as atividades da Emei, como a Festa Agostina.