Mais uma vez, para fortalecer os vínculos afetivos, as escolas da Parceria celebraram a Festa Junina. Uma das datas mais marcantes e uma das festas mais queridas por toda comunidade escolar não poderia passar em branco nos calendários escolares. Mesmo que de maneiras atípicas, cada unidade escolheu uma forma de celebrar este momento.

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Minaslândia fez várias postagens no Instagram da escola relembrando as festas dos anos anteriores e contando a história do surgimento dessa festividade. Além disso, a Emei também apostou em vídeos ensinando a fazer enfeites, comidas típicas e brincadeiras, sem se esquecer dos cuidados para evitar o Corona vírus. Outra Emei que também faz atividades nas redes sociais foi a Emei Pompéia, que utilizou o Facebook para sugerir atividades para as famílias.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Leblon faz várias atividades, também nas redes sociais: contou causos juninos, explicou sobre o processo de plantio e colheita do milho, fez atividades sobre cordel e até transmitiu ao vivo pelo Facebook uma festa junina, com direito a sorteio de brindes. A Emei Urca fez o “Arraiá Dendicasa”, com um correio elegante, e a Emei Sarandi fez a sua festança com uma transmissão ao vivo na Web Rádio Clic.

A Emei Planalto também resolveu relembrar esse momento tão gostoso com as famílias por meio das redes sociais da escola. Na página do Instagram, a Emei divulgou um vídeo relembrando essa festa tão divertida e animada. A equipe de professores também propôs dicas e brincadeiras juninas para as famílias fazerem em casa: decoração e brincadeiras, como boca do palhaço, pescaria, músicas, danças e comidas típicas.  Segundo a Coordenadora Pedagógica da unidade, Flaviane Lira, as famílias amaram recordar e vivenciar em casa essa festa junina diferente: “muitos deram retorno com fotos e depoimentos, dizendo que já estão ansiosos aguardando a festa de 2021. Nesse momento, fica claro que as redes sociais têm cumprido fielmente seu papel de estreitar os laços entre a comunidade e a escola, mantendo a proximidade com os protagonistas da Emei Planalto: as crianças”.