Para fortalecer os vínculos da escola com as famílias, algumas unidades da Parceria afixaram cartazes e faixas nas grades das escolas para passar mensagens de carinho e afeto para as crianças. A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Castelo de Crato, Mariângela de Carvalho Terra, conta que foi preciso reinventar a forma de comunicação com as famílias e buscar meios de manter e fortalecer os vínculos com a comunidade escolar: “a ideia é demonstrar o carinho e o respeito que a Emei Castelo de Crato tem pelas nossas crianças, famílias e funcionários. Temos ciência das dificuldades desse momento, da aflição das famílias estarem sem aula, mas precisamos cuidar do bem mais precioso agora: a vida de cada um”.

A Emei Pacajá também usou o muro da unidade para deixar recados para as famílias. A diretora da Emei Pacajá, Vani Oliveira Corrêa, conta que foi uma ação conjunta de todo o grupo escolar. A escola, que fica localizada em uma avenida de grande movimento, pensou nos recados como uma forma de se aproximar das famílias e das crianças: “quando estamos colocando as faixas e os recados, os pais passam e já tiram fotos com as crianças e mandam para as professoras. É uma forma muito rápida de ter contato com as famílias”. Além dos recadinhos, a Emei Pacajá também disponibilizou, para adultos e crianças, máscaras que foram recebidas por meio de doações. Ah, e ainda houve a doação de pitangas e acerolas colhidas no pomar da escola!

Outras Emeis, como Belmonte, Maldonado, Pacajá, Sarandi e São João Batista, também realizaram a ação de enfeitar e afixar recados nas grades da escola. A iniciativa de Emei Maldonado até apareceu nos canais de comunicação do bairro e da regional Barreiro, tamanho o sucesso.

A diretora da Emei Castelo de Crato, Mariângela, afirma que a ação dá muito resultado: “as famílias, os professores e os funcionários têm se manifestado em nossa rede! Uma das mães de uma criança que estuda na unidade passou por lá e fotografou, nos enviando o agradecimento. A emoção é enorme de ver o carinho da comunidade escolar pela Emei”.