A Inova BH, que em Parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte representa a primeira PPP na área de educação do Brasil, se destacou mais uma vez no PPP Awards & Conference Brazil. O evento, realizado no dia 11 de dezembro, em São Paulo, prestigia os melhores trabalhos de Parcerias Público-Privadas do país.

Pelo segundo ano consecutivo a Inova BH é premiada, dessa vez no quesito inovação, e leva o troféu de “ideia mais inovadora do ano”, pela utilização de aplicativo para acompanhamento e fiscalização da qualidade do serviço prestado. No ano anterior, a empresa já havia ganhado os prêmios de “Projeto Municipal do Ano” e “Projeto em Operação do Ano”, e com a nova conquista comprova que se tornou uma referência nacional de sucesso em PPPs. Além de cumprir com excelência os requisitos contratuais, a empresa se destaca pelo legado social, contribuindo para o aumento de vagas de ensino na capital mineira. O caso de sucesso serve de motivação para que mais empresas e governos busquem os caminhos da PPP para resolver entraves de infraestrutura.

O contrato da PPP da Educação, assinado em 2012, consiste na construção, manutenção e gerenciamento de serviços não pedagógicos de 51 unidades de ensino na capital mineira, sendo 46 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e cinco escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Cada Emei possui capacidade para atender até 440 crianças. Já as Emefs têm capacidade para cerca de 960 alunos.

A PPP de educação de Belo Horizonte já gerou mais de 25 mil novas vagas a crianças e adolescentes da cidade. As unidades de ensino foram construídas em diferentes regiões de BH, principalmente em locais de alta vulnerabilidade social onde, historicamente, a cidade possuía déficit de vagas. A construção de todas as escolas foi finalizada 34 meses após a eficácia do contrato, dois meses antes do prazo previsto. Essa agilidade foi possível graças à centralização de diversas escolas em um único contrato e à escolha do método construtivo por parte da Concessionária, chamado Light Steel Frame. O contrato da Inova BH inclui todos os serviços não pedagógicos das escolas, como manutenção, limpeza, lavanderia, portaria, circuito de segurança, jardinagem, controle de praga, dentre outros.

Segundo Ruz Gonzalez, diretor presidente da Inova BH, um dos grandes destaques desse contrato de PPP está em ter uma empresa especializada nos serviços não pedagógicos. “Nas escolas que não são administradas pela PPP, a direção acaba se ocupando mais com assuntos periféricos, como contratação de funcionários de limpeza e manutenção. Livre de atividades como essas, os responsáveis pela unidade se dedicam ao que de fato importa, a educação de nossos jovens”, explica. “Parcerias que garantam os melhores serviços de apoio e possibilitem o melhor ensino. Esse é o giveback que gostaríamos de deixar para a cidade”, conclui Gonzalez.