Além de torneiras aeradas e outros equipamentos que reduzem o consumo de água, o projeto arquitetônico das unidades de ensino privilegia a iluminação e a ventilação natural, reduzindo o consumo de energia

Em 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada com o objetivo de chamar a atenção de todos os setores da sociedade para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Mas a gente sabe que o cuidado com o meio ambiente deve existir o ano inteiro. 

É por isso que as escolas da Parceria já foram construídas com aquecedor solar e lâmpadas florescentes, além de um projeto que privilegia a iluminação e a ventilação natural, que evitam o uso de lâmpadas e de aparelhos como o ar-condicionado. Esses fatores reduzem em cerca de 29% os gastos com energia da unidade. 

Também no quesito “Utilização de Água”, as escolas foram equipadas com torneiras aeradas, válvulas de descarga, chuveiros e mictórios com regulagem de vazão, itens que diminuem a quantidade de água utilizada no prédio. Com esses equipamentos, a redução de consumo chega a cerca de 35%. 

Por causa de toda essa economia, as Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) da Parceria receberam o Selo BH Sustentável na categoria ouro. A certificação, criada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, é destinada aos empreendimentos públicos e privados, residenciais, comerciais ou industriais, que adotam medidas que contribuem para a redução do consumo de água, energia, emissões atmosféricas e geração de resíduos sólidos, além de apresentarem alternativas de reciclagem e de reaproveitamento. 

Mas a preocupação com a boa utilização dos recursos naturais não ficou restrito à estrutura física das escolas. O trabalho de manutenção realizado nas unidades escolares também é orientado para a sustentabilidade. Todos os materiais utilizados na manutenção e limpeza das 51 escolas seguem uma rigorosa política de sustentabilidade. 

As caixas de papelão e as embalagens plásticas que armazenam os produtos utilizados pela equipe são acondicionados no escritório e posteriormente enviados para a reciclagem. Também os resíduos de metal e de madeira, como peças de mesas ou de armários estragados que precisam ser substituídos, são guardados no escritório da Inova BH para depois serem reciclados. Também as lâmpadas queimadas nas escolas são corretamente destinadas, de acordo com o exigido pela legislação ambiental. 

O criterioso controle realizado no descarte dos materiais utilizados durante a prestação de serviços nas escolas que fazem parte da Parceria foi, inclusive, um dos motivos que levou a Inova BH a conquistar o ISO 14001, que atesta a existência de diretrizes para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental e demonstra o comprometimento da empresa com as práticas sustentáveis. 

Além de tudo, as escolas da Parceria ainda contam com o trabalho de educação ambiental desenvolvido, pelas equipes pedagógicas, com as crianças e seus familiares. Algumas unidades implantaram hortas e jardins, outras criaram projetos de incentivo à reciclagem e ao plantio de mudas. Há também as unidades que desenvolvem trabalhos de consciência ambiental. Todas são formas válidas de cuidarmos do Meio Ambiente.