S

O dia a dia das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) é sempre muito agitado, mas a rotina entre os dias 25 e 30 de agosto foi ainda mais! Várias atividades lúdicas e recreativas foram desenvolvidas pelas escolas para comemorar a Semana Nacional da Educação Infantil ou a Semana da Infância, como também é chamada. O objetivo é dar destaque para a Educação Infantil e valorizar a importância e o significado dessa etapa da Educação Básica na vida e na formação das crianças do Brasil.

Por meio de piqueniques, apresentações teatrais, passeatas e brincadeiras diversas, as crianças e seus professores convidam a cidade para olhar para a Educação Infantil e refletir sobre sua importância. Estudos realizados por James Heckman, ganhador do prêmio Nobel de economia, demonstraram que o investimento na primeira infância é uma estratégia eficaz para o crescimento econômico de um país. Isso porque, na etapa entre o nascimento e os cinco anos de idade, o cérebro se desenvolve rapidamente e é mais maleável. Assim, é mais fácil incentivar habilidades cognitivas e de personalidade, como a atenção, a motivação, o autocontrole e a sociabilidade, necessárias para o sucesso na escola, na saúde, na carreira e na vida. Os estudos vão ainda mais além e evidenciam que o investimento na Educação Infantil gera um retorno entre 7 a 10% ao ano, com base no aumento da escolaridade e do desempenho profissional, além de diminuir a necessidade de investimentos em reforço escolar e na saúde, por exemplo.

Por isso, cada Emei desenvolveu uma série de atividades que movimentou a semana da criançada. Passeata, oficina de brinquedos e brincadeiras, piquenique, teatro. É uma maneira alegre e descontraída de chamar a atenção para a relevância da educação na primeira infância.

Nas Emeis Floramar, Solimões e Santa Branca, por exemplo, dentre outras atividades, houve apresentações teatrais. A criançada da Emei Guarani pode se divertir com um palhaço na perna de pau. Já a Emei Jardim Vitória III contou com oficinas de tranças e um delicioso piquenique. Quem também realizou piqueniques com as crianças foram as Emeis Parque Real e Marfim. Na Emei Minaslândia, os vovôs e vovós foram chamados para um café bem acolhedor e na Emei Planalto a equipe pedagógica realizou o dia do abraço! A Emei Maria Goretti recebeu ex-alunos para uma animada apresentação de capoeira e a Emei São Marcos ofereceu até algodão doce para adoçar o dia das crianças. Também não podemos esquecer do baile dançante realizado pela Emei Universitário e dos cartazes e outras produções realizadas pelas crianças da EMei São João Batista, valorizando a Educação Infantil.

Muitas outras atividades foram desenvolvidas nas escolas da Parceria. Apesar da variedade de atividades, uma delas se repetiu em quase todas as escolas: a Passeata pela Educação Infantil. Nas Emeis Nova Iorque e Xodó Marize e na Escola Municipal Jardim Leblon, por exemplo, professores e alunos encheram balões, fizeram cartazes e a maior festa na caminhada em torno de sua própria escola para colocar em pauta os direitos das crianças.