Depois do grande esforço empenhado por cada um dos integrantes da Inova BH e por todos os nossos parceiros, foi a hora de materializar os resultados do 1º Desafio do Bem da Inova BH. Todos os lacres de alumínio arrecadados durante a campanha foram enviados ao Lacre do Bem, instituição que há mais de cinco anos coleta e transforma os lacres em cadeiras de rodas. O material coletado foi vendido para a indústria de reciclagem e com o dinheiro a instituição fez a compra das cadeiras de rodas. Com os mais de 2 mil pets arrecadados pela Inova BH, foi possível adquirir 16 cadeiras de rodas, todas elas doadas a pessoas e instituições que necessitam do aparelho.

A cerimônia oficial da entrega das cadeiras ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Marfim, localizada na Regional Noroeste de Belo Horizonte. A unidade foi escolhida para sediar o evento por ter se destacado na arrecadação dos lacres. Durante a campanha, a Emei Marfim foi a responsável por coletar 195 pets cheias de lacres, se tornando a equipe que mais arrecadou o material. Além do empenho dos integrantes da Inova BH, todos os demais funcionários da escola, incluindo a direção, os professores, os auxiliares e também o pessoal da secretaria e da cantina se envolveram de corpo e alma na arrecadação. Durante o evento de entrega, a Auxiliar Administrativa da Emei Marfim, Lídia D’Ávila, agradeceu o engajamento de todos: “nós todos, juntos, fizemos o bem. A comunidade de Belo Horizonte e as pessoas que precisam das cadeiras agradecem”.

A diretora da Emei Marfim, Priscilla Emília Neiva de Souza, conta que a incrível marca de 195 pets só foi possível graças ao engajamento de toda a escola e das famílias atendidas na unidade, que também abraçaram a causa. A Emei Marfim mobilizou inclusive a ajuda de outras instituições de ensino da região, que ao ficaram sabendo da campanha enviaram dezenas de garrafas cheias de lacres. Quem também se destacou na campanha realizada na Emei Marfim foi a secretária da unidade, Wilmara Ferreira Torres Modesto, que passou várias noites enchendo as garrafas de 2 litros com os muitos lacres arrecadados.

Não podemos deixar de destacar também a arrecadação realizada na Emei Maria Goretti, responsável por coletar 156 pets, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Solar Rubi, que contribui com 127 garrafas. Essas equipes ficaram em segundo e terceiro lugar no ranking de arrecadação, respectivamente. Mas todas as outras equipes também foram essenciais para o resultado final. Cada lacre arrecadado fez toda a diferença. Todas as equipes, sejam alocadas nas escolas ou no escritório central da Inova BH, fizeram a sua parte e, juntos, fizemos a diferença!

Foi assim, mobilizando amigos, familiares e parceiros que o 1º desafio do Bem da Inova BH conseguiu arrecadar o suficiente para a compra de 16 cadeiras de rodas. Quando as cadeiras foram sendo entregues a cada um dos beneficiados e seus representantes, foi possível comprovar, pela felicidade de todos, como o aparelho realmente modifica a vida dessas pessoas.

Um dos beneficiados presentes no evento foi Conceição Imaculada de Oliveira, que foi buscar a cadeira para o seu pai, Jerônimo Emiliano de Oliveira. Com 83 anos, Jerônimo já está bastante debilitado pela idade e com muita dificuldade em se locomover. Conceição conta que nos últimos meses a dificuldade de locomoção aumentou e por isso ela resolveu se cadastrar no site do Lacre do Bem para receber a cadeira de rodas. “Meu pai está muito fraquinho e até para carregá-lo no colo é difícil. Agora, com a cadeira, vai ficar bem mais fácil de ele se locomover pela casa, ir ao banheiro, tomar um sol no quintal. A cadeira vai ajudar muito, vai facilitar até para levá-lo às consultas médicas”, conta Conceição.

Por trás de uma cada uma das 16 cadeiras há uma história de vida que será alterada para a melhor graças ao empenho de todos no 1º Desafio do Bem da Inova BH. Pessoas que vão ganhar mais autonomia e liberdade para realizar suas tarefas do dia a dia. Obrigada a todos que participaram! E vem aí o 2º Desafio do Bem da Inova BH… já estão preparados?!