Jovens aprendizes da Inova BH

No dia 24 de abril é celebrado o Dia do Jovem Aprendiz, esses jovens trabalhadores que estão entrando no mercado de trabalho com muita energia e vontade de aprender. O Programa Jovem Aprendiz foi criado por meio da Lei da Aprendizagem de 2000, que afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos para fazerem parte de seu quadro de funcionários.

Mais do que uma Lei a ser cumprida, o programa é uma forma de transformar a realidade de milhares de jovens e impactar de forma positiva a sociedade. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática. Na Inova BH, contamos com a colaboração de 17 jovens aprendizes, que atuam nas mais diferentes áreas, como Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Suprimentos, Administrativo e Financeiro. Atualmente temos duas instituições parceiras que nos ajudam na seleção e contratação dos aprendizes, a Fundação CDL BH e o Centro de Educação para o Trabalho Virgilio Resi (CEDUC).

Mais do que aprender uma função, é o momento em que eles começam a aprender a dinâmica do mundo do trabalho. Apesar de ainda estarem no início de suas carreiras profissionais, eles se dedicam com muito empenho e contribuem bastante no nosso propósito de oferecer os melhores serviços de apoio para as 51 escolas que fazem parte da Parceria Público-Privada entre a Inova BH e a Prefeitura de Belo Horizonte.

É importante lembrar que para participar do Programa o Jovem Aprendiz não pode se descuidar da escola. É preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio para se inscrever no programa. É a junção dos estudos formais com o aprendizado direto no mercado de trabalho que faz com que o programa seja tão bom para os jovens, que ganham uma oportunidade de crescimento, e para as empresas, que ganham colaboradores cheios de garra e vontade para evoluírem e se destacarem.

Temos na Inova BH o exemplo de diversos funcionários que começaram como Jovens Aprendizes e ao fim do programa se desenvolveram muito e hoje ocupam cargos estratégicos nos setores de Segurança do Trabalho e Manutenção, por exemplo. Obrigada a todos os jovens que já passaram e ainda vão passar pela Inova BH. Vocês são nota 10!